Por Redação
13 de agosto de 2024Dia dos Pais registrou alta de 5,6% no faturamento do comércio presencial
Os segmentos não presenteáveis, como supermercados e hipermercados, apresentaram crescimento de 12,2%
As vendas no Dia dos Pais, apuradas entre os dias 5 e 11 de agosto, aumentaram 5,5% ante período comparável de 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O faturamento do comércio presencial aumentou 5,6%. O e-commerce teve alta de 4,0%.
LEIA TAMBÉM
Cesta de Dia dos Pais apresentou crescimento de 1,7% no preço
Supermercados devem focar em cross-selling, merchandising e collabs para o Dia dos Pais
O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes registrou aumento de 2,2% nas vendas. Os destaques foram os segmentos de móveis, eletro e depto (+8,0%), cosméticos e higiene pessoal (+4,2%).
As vendas dos demais setores do varejo subiram 6,5%. Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas podem ser impulsionados pela data comemorativa, como supermercados e hipermercados, que teve alta de 12,2%.
“O salto do segmento de mercados sugere que as famílias preferiram comemorar a data este ano com refeições realizadas em casa. Reforça essa hipótese o desempenho de bares e restaurantes, cujo faturamento ficou estável”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. Ainda de acordo com ele, o desempenho de cosméticos e higiene pessoal indica que o homem cuida cada vez mais de si e por isso tem recebido presentes desse segmento.
Regiões
Levando-se em conta apenas o varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas. O Sul cresceu 10,9%, seguido do Norte, com 6,9%. Em seguida, aparecem Sudeste (+5,5%), Centro-Oeste (+2,5%) e Nordeste (+1,8%).
Alguns destaques foram Rio Grande do Sul (+12,3%), Santa Catarina (+10,8%), Paraná (+9,6%), Rio de Janeiro (+6,9%), Minas Gerais (+6,3%), Pará (+5,9%) e São Paulo (+4,6%).