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Economia
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Por Redação
12 de março de 2025

Indústria de chocolate prevê produção de 45 milhões de ovos para a celebração da Páscoa em 2025

Consumidores poderão optar entre 90 lançamentos e cerca de 800 produtos, que estarão disponíveis nas gôndolas do varejo brasileiro

A ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) divulgou nesta quarta-feira (12), durante coletiva de imprensa, e em parceria com as principais fabricantes do setor, a expectativa de vendas para a sazonalidade da Páscoa. De acordo com a entidade, neste ano, mais de 45 milhões de ovos de chocolate estão sendo produzidos pela indústria, além de 90 lançamentos estarem previstos para a data. No total, as fabricantes sinalizaram mais de 800 produtos disponíveis nas gôndolas do varejo para a ocasião.

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“O setor de chocolate se mostra mais uma vez um importante vetor para a economia brasileira, pois exerce um papel fundamental na geração de empregos e na garantia de uma Páscoa acessível e democrática. Esse resultado é fruto de anos de investimentos e do fortalecimento de uma cadeia produtiva que entrega experiência, se adequa ao mercado e atende às diversas necessidades de consumo”, afirmou Jaime Recena, presidente executivo da associação.

As fabricantes que estiverem presentes ao encontro com a imprensa reforçaram a importância da data para a categoria chocolate. "A Páscoa é o momento mais importante para o setor de chocolate, e para a Ferrero. Vemos ano a ano essa data cada vez maior e com mais opções para o consumidor. É um período de celebração, que o brasileiro ama e faz parte da nossa cultura. O brasileiro quer presentear e a gente oferece um monte de opção para ele”, afirmou Fernando Careli, diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa da América Latina da Ferrero.

Em 2025, as fabricantes do setor abriram mais vagas temporárias e postos fixos para a ocasião. Na contratação de empregos temporários, nove mil vagas foram geradas durante a preparação para a data comemorativa, número 26% maior do que no ano passado. Para muitos brasileiros, essa oportunidade representa a porta de entrada para o primeiro emprego ou trabalho com carteira assinada.

De acordo ainda com levantamento da ABICAB, a produção total de chocolates no Brasil encerrou 2024 com 806 mil toneladas. Mesmo em um cenário macroeconômico desafiador, impactado pelo preço do cacau no mercado internacional e pela alta dos insumos básicos, a produção brasileira se manteve estável no ano passado, demonstrando a resiliência e a força do setor.

Em alta na preferência do consumidor

O chocolate ao leite segue sendo o favorito dos brasileiros, porém as fabricantes investem em novas combinações com frutas, amendoim, pistache, diversificando a gama de produtos, com diferentes intensidades de cacau e tamanhos, antenadas com as tendências e necessidades dos consumidores, incluindo também opções sem açúcar, veganos, sem glúten ou lactose.

“Estamos bastante otimistas e acho que temos fatores bem importantes para a sazonalidade este ano. A data será celebrada no final de abril, então haverá a chance de o consumidor planejar melhor as compras, juntando o feriado com data de recebimento do vale ou salário. Então, o varejo, assim como nós da indústria, estamos bastante animados. Inclusive as montagens de parreiras já começaram em fevereiro”, destacou Renata Vieira, vice-presidente de Marketing da Mondelez Brasil.

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