Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Economia
...
Por Redação
30 de junho de 2025

Projeções de vendas do varejo alimentar prevêem crescimento em julho e agosto

Dados refletem um cenário otimista para o setor, evidenciando expectativas de melhoras nos próximos meses.

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, projeta um aumento nas vendas nominais para os próximos meses, com previsões de crescimento de 5,5% em junho, 4,8% em julho e 5,2% em agosto, em comparação aos mesmos meses do ano anterior.

LEIA TAMBÉM

Em maio, a variação registrada foi de 3,7%, embora esse crescimento não tenha sido suficiente para compensar a inflação de 5% acumulada em 12 meses. Os dados ajustados pelo IPCA indicam uma leve alta de 0,1% em junho, mas as expectativas para julho e agosto apontam quedas de 0,4% e 0,5%, respectivamente. Em maio, a variação nominal apresentou uma redução de 1,6% em relação ao mesmo mês de 2024.

Essas projeções são baseadas nas expectativas de faturamento informadas pelos associados do IDV, que representam cerca de 20% das vendas do varejo brasileiro e incluem empresas de diversos setores. No setor de hiper e supermercados, em maio houve um crescimento de 1,1% em relação a 2024, com previsões de 6,6% em junho, 6% em julho e 6,7% em agosto.


Deixe seu comentário