Por Redação
27 de outubro de 2023Scanntech apresenta insights para varejo alimentar alavancar vendas na Black Friday
Em 2022, as vendas unitárias da cesta cresceram 17,1% em relação a 2021
Com um cenário macroeconômico mais estável e desaceleração da inflação, espera-se que a Black Friday tenha resultados mais expressivos do que nos anos anteriores. De acordo com dados da Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo, a cesta Black Friday (composta por produtos de linha marrom e linha branca, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, suplementos para academias, eletrodomésticos, eletrônicos, acessórios para casa, itens de perfumaria, entre outros) apresenta desempenho superior à média dos demais itens (mercearias, perfumaria, perecíveis, bebidas e limpeza).
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Em 2022, houve um crescimento expressivo de 17,1% nas vendas unitárias da cesta da Black Friday em comparação a 2021, superando o incremento de 15,9% da média geral de todas as cestas. No entanto, a média de preço da cesta sazonal da Black Friday cresceu de forma mais moderada, registrando um aumento de 9,5%, enquanto a média geral de itens teve um aumento de 17,7%.
Além disso, é notável que, durante a Black Friday, os consumidores tendem a optar por marcas mais premium, elevando o preço médio das categorias. Um dado adicional relevante é a diminuição de 1,5 pontos percentuais na participação do whisky, uma categoria de alto valor, na cesta da Black Friday, sendo compensada pelo aumento da participação de refrigerantes, o que contribuiu para a redução do preço médio.
Entre os produtos da cesta Black Friday mais procurados na época no canal alimentar, estão os de linha marrom, que em 2022 apresentaram uma alta expressiva de 115,1% em relação à venda média no ano, seguido por categorias da cesta de bebidas alcoólicas como whisky (105%) e Gin (64,7%) e linha branca (50,2%), cujas vendas registram incremento superior a 50%. Outros produtos, como café cápsula, energético e sorvete também registraram forte aumento de vendas na semana da Black Friday, com incremento de mais de 20% em relação à média do ano.
Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, destaca a importância estratégica da Black Friday para o varejo. Segundo ela, antecedendo as festividades de final de ano, como Natal e Ano Novo, a Black Friday é um momento para atração e retenção dos shoppers: ?Diferentemente de outras datas sazonais, como o Dia das Mães, os consumidores na Black Friday geralmente já têm em mente o que desejam comprar, realizando compras mais planejadas e pesquisadas. Estas compras tendem a ser de abastecimento ou de longo prazo, e perder um cliente nesta época pode impactar as vendas nos períodos subsequentes?.
Priscila ressalta que, ao contrário de outras sazonalidades, na Black Friday não há uma grande alavancagem em outras categorias, o que permite ao varejo focar na complementação da cesta e na margem de lucro. ?O objetivo principal deve ser encantar e fidelizar o shopper, construindo uma imagem positiva da marca, mas sempre com muita cautela no quesito margem. Além disso, é essencial lembrar que a Black Friday se estende por quase todo o mês, exigindo atenção contínua neste período?, completa Priscila.
Em termos de canais, a participação da cesta Black Friday no total das vendas é maior no Atacarejo Regional, que ficou em torno de 16% em 2021 e 2022, que em relação aos Supermercados, cuja participação em 2022 foi de 12,3%. Em 2022, os supermercados tiveram um aumento de 17,5% nas vendas unitárias quando comparados aos atacarejos, com variação de 14,8%. No entanto, o incremento de faturamento nos atacarejos regionais (29,5%), superou o observado nos supermercados (26,7%) na semana da Black Friday de 2022 em relação ao ano imediatamente anterior, movimento este impulsionado pelos maiores aumentos de preços nos atacarejos, que atingiram 18%, contra 8% nos supermercados.