Por Redação
25 de janeiro de 2024Supermercados cresceram 30% em vendas na semana do Natal
Na semana do Ano Novo teve um aumento de 7,5% nas visitas as lojas
No último mês de 2023, as vendas com foco nas festas de fim de ano atingiram seu ápice durante a semana do Natal, apresentando um aumento significativo de 15,6% em comparação ao mesmo período em 2022. O número fica maior ainda se compararmos o movimento nos estabelecimentos de supermercados e atacarejos, com a primeira semana do mês natalino se constatando um acréscimo de 30,3% naquela semana. Usando ainda essa comparação com a primeira semana, no Ano Novo, as visitas às lojas cresceram 7,5%.
LEIA TAMBÉM
Vendas de materiais escolares nos supermercados tiveram aumento de 19,1% em 2023
Itens da cesta de fim de ano registram crescimento de venda
Os valores praticados nos estabelecimentos durante a semana do Natal em 2023 registraram um acréscimo de 2,2% em relação a 2022, enquanto na semana do Ano Novo, a elevação foi de 3,1%.
Na semana natalina de 2023, a cesta de bebidas foi a que mais se destacou, apresentando um crescimento expressivo de 24,9% em relação a mesma semana do ano anterior. As vendas de suco tiveram um aumento de 39,6%, o refrigerante cresceu 28,9% e cerveja teve um incremento de 23,3%. Em segundo lugar, ficou a categoria de mercearia, os petiscos snacks registraram um aumento de 27,1% nas vendas, seguida por chocolate, com um crescimento de 14,8%. Itens comuns nas ceias de Natal, como arroz, aumentaram 46,2%, enquanto frutas in natura, 40,9%.
Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, o movimento nestes segmentos reflete o comportamento do consumidor durante o período festivo, buscando uma variedade de produtos para celebrar as festas de fim de ano e em sintonia com o registrado no segundo semestre.