Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Economia
...
Por Redação
30 de julho de 2025

Venda de morangos no varejo cresce 170% devido a tendência das redes sociais

Levantamento da ASSERJ revela o fator que impulsiona os supermercados e aquece o mercado de insumos como corantes e confeitaria

Uma pesquisa da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) revela que a febre do “morango do amor”, popularizada nas redes sociais, está movimentando o varejo supermercadista e impulsionando as vendas em diferentes categorias. Supermercados do Estado registraram aumento de até 170% nas vendas de morango in natura e alta de 42% na procura por corantes alimentícios, especialmente o vermelho, em comparação com o mesmo período do ano passado — reflexo direto da nova mania entre os consumidores, depois que a receita viralizou nas redes.

LEIA TAMBÉM

“O morango do amor virou uma febre nas redes e isso rapidamente se traduziu em vendas. O que estamos vendo é um exemplo claro de como o comportamento do consumidor influencia diretamente o varejo supermercadista. Além de movimentar a categoria de hortifruti, o fenômeno gera demanda por confeitaria, embalagens, corantes e outros insumos, mostrando a força das tendências quando bem aproveitadas pelo setor”, afirma presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz

Na prática, esse movimento se reflete de forma expressiva nas lojas. Na Redeconomia Reunidos, por exemplo, o impacto foi imediato. “A venda de morangos disparou 170%, enquanto a de corantes alimentícios, especialmente o vermelho, cresceu 42%.Os fabricantes não têm mais o que vender. A demanda explodiu com a busca pelo morango do amor”, relata Thiago Cunha, diretor comercial da rede. Segundo ele, a procura foi tão intensa que os próprios fabricantes de corante já enfrentam falta do produto

Esse aumento nas vendas também vem sendo observado em outras redes. No Supermarket Floresta, o crescimento chegou a 40%. “A venda aumentou tanto que começamos a oferecer morango do amor e até coxinha de morango. A aceitação foi incrível”, explica Ronildo Novato, diretor comercial da unidade.

Na Adonai, fornecedora da rede, a tendência também elevou os números. “O produto está com ótima aceitação por parte dos clientes. Estamos produzindo diariamente para atender à demanda, que tem se mostrado consistente e positiva. As vendas aumentaram 20%”, comenta Marinho Sobrinho, supervisor de confeitaria.

Outro exemplo vem do Hortifruti Natural da Terra, que também percebeu o impacto direto nas vendas de morango in natura. A rede registrou um crescimento de 71% na última semana em comparação com o mesmo período do ano anterior. “Estamos acompanhando um crescimento muito expressivo da procura pelo morango. O aumento de 71% nas vendas reflete não só o apelo visual da tendência, mas também a capacidade do varejo de se adaptar rapidamente e entregar o que o consumidor deseja”, afirma Daniel Milagres, CMO da empresa.

“Com visual atrativo, sabor marcante e forte apelo emocional, o morango do amor se consolida para além de uma moda passageira: é uma oportunidade concreta de negócio. A tendência une o desejo do consumidor à criatividade da indústria e à agilidade do varejo, evidenciando como comportamentos de consumo podem se traduzir em resultados diretos para o setor supermercadista”, finaliza Fábio Queiróz.

Deixe seu comentário