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Entrevista
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Por Redação
27 de fevereiro de 2025

“Entender de gente” é a missão da rede Savegnago Supermercados

Desafios como a experiência do colaborador; cultura e liderança e transformação digital norteiam a atuação da área de Recursos Humanos da companhia

Um dos grandes desafios do varejo supermercadista é a rotatividade de mão de obra. Atualmente a rede Savegnago Supermercados tem 13 mil colaboradores, nas 68 lojas, com planos de chegar a 14 mil até o fim deste ano, por meio da abertura de mais seis pontos de venda. "Todos os supermercados têm esse desafio de buscar e reter talentos. Nós temos esse adicional, que é nosso pilar de expansão “, fala Jaciani Rizziolli, diretora de RH e Gestão de Pessoas do Savegnago. Para atrair e reter colaboradores, o RH do Savegnago Supermercados tem investido no maior ativo de qualquer empresa: pessoas.

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O departamento trabalha baseado em três pilares estratégicos. O primeiro deles é a experiência do colaborador. A intenção desse posicionamento é incentivar os próprios funcionários a serem defensores da marca, já que são respeitados e tem seus desejos considerados desde o momento que pensam em trabalhar para a empresa até sair dela. "Eu, como diretora de Recursos Humanos, estou pensando, inclusive, do ponto de vista da experiência também do cliente. Se ele deixar de ser colaborador, eu não quero que ele deixe de ser cliente. Eu não quero criar detratores da minha marca aqui dentro", explica Jaciani.


O segundo pilar é o da cultura e liderança. A executiva defende que cuidar da cultura da empresa é muito importante e que a liderança tem que ser responsável por manter os valores do grupo. "Se você não cuidar da cultura de maneira consciente, alguém vai cuidar inconscientemente e, então, o controle sai da mão da empresa. Eu posso ter a melhor estratégia, mas se a cultura não estiver sendo trabalhada... A cultura come a estratégia no café da manhã. Não tem como desassociá-la da liderança. O líder é o guardião e o propagador da cultura", fala.

Nesta equação, por último, está a transformação digital. Mais do que adotar novas tecnologias, essa mudança tem de ser abrangente e realmente alterar a cultura da empresa. "Ela só acontece quando há a mudança comportamental, e quando existe a transformação do mindset da liderança. Ela começa quando passamos a perceber as coisas de uma maneira diferente. Primeiro, se transforma a cultura e depois eu digitalizo os processos", afirma.

Em um ambiente muitas vezes conservador, como tendem a ser as empresas familiares fundadas há décadas, nem sempre é uma tarefa fácil essa nova etapa digital. "A transformação digital não começa com IA. Na verdade, a IA é o fim da linha. A mudança tecnológica começa com a liderança saindo de um mindset fixo para um pensamento de inovação ou aberto, no qual eu começo a olhar para o erro como algo positivo", diz. A receita para ser bem-sucedido nessa transformação é fazer pequenas mudanças, errar rápido e corrigir imediatamente.

Ainda com o objetivo de valorizar o colaborador, o Savegnago Supermercados também criou, em julho de 2024, a UniSave, uma universidade corporativa que tem 70% de adesão, além de oferecer bolsas de estudos para EJA (Educação de Jovens e Adultos), universidade e pós-graduação. "As empresas estão tendo que fazer um papel de formação do cidadão, já que o governo e as famílias não estão dando conta. E nós, no supermercado, temos um papel fundamental porque temos muito primeiro emprego e as pessoas chegam muito despreparadas. Eu acho que uma das missões do varejo brasileiro é realmente preparar profissionais e cidadãos melhores do nosso país”, explica.

Outro benefício que mostra a preocupação do RH do Savegnago com o colaborador é o PAPS (Programa de Apoio Pessoal Savegnago). Por meio de um 0800, que funciona 24 por dia, 7 dias por semana, o funcionário tem acesso gratuito a Consultoria pet, Nutrição, Fisioterapia, Psicólogo, Pedagogo, Advogado, Profissional de educação física, Consultoria financeira e Serviço social.

Na prática

Desde que assumiu o cargo, há cerca de 2,5 anos, Jaciani tem se esforçado para colocar em prática ações que corroborem com os três pilares, como a digitalização do processo seletivo do Savegnago Supermercados, para agilizar o recrutamento, a seleção e a admissão. Agora o candidato leva cerca de três minutos para se cadastrar na plataforma e, caso tenha dificuldade, pode ir a qualquer uma das lojas da rede pedir ajuda para o representante de RH.

Com um ano de funcionamento, a plataforma já tem 110 mil currículos cadastrados.

"A gente mudou todo o processo. Hoje, eu não preciso que a pessoa vá várias vezes à loja. O processo é, essencialmente, todo on-line. Não precisa gastar dinheiro com o vale-transporte para levar documento, não precisa ficar esperando horas e horas... ", afirma.

Parte do processo, inclusive, conta com IA para ajudar a selecionar os candidatos. Quem não é selecionado para a vaga recebe uma mensagem avisando. A integração também passou por melhorias, de olho em um dos grandes desafios do varejo como um todo que é a rotatividade de funcionários. "A gente quer proporcionar uma boa experiência no processo seletivo e uma ótima experiência nos primeiros 90 dias para que esses colaboradores queiram ficar conosco", completa.

Diversidade na prática

Ciente da importância da diversidade de gerações na empresa, o Savegnago Supermercados mantém dois programas complementares para atrair colaboradores: um para jovens e outro para maiores de 50 anos. Hoje são mais de 600 Jovens Aprendizes na rede, que recebem treinamento para se desenvolver profissionalmente e se manter no emprego. "Em contrapartida, ano passado, a gente lançou o programa 50+ Experiência que Transforma, com a meta de contratar 500 pessoas até junho deste ano. Já contratamos 420", diz. Quando o programa foi implementado, 11% do quadro estava nessa faixa etária, agora já são 13%.

Para Jaciani, é importante que as empresas saibam que diversidade é mais que incluir pessoas com deficiência e mulheres na liderança. As diferentes gerações também precisam ser contempladas. "É a primeira vez na história do trabalho que nós temos todas as gerações juntas no mesmo lugar, então, o primeiro desafio da liderança é entender que temos agora uma diversidade ainda maior de ideias dentro do mesmo ecossistema. Nós temos que lidar com isso, até porque a Geração Z não é só meu funcionário, é o meu cliente também. E uma empresa de varejo precisa entender de gente", conta.

Trilha de conhecimento SV TÁ ON

No quinto e último episódio da trilha de conhecimento da SuperVarejo, Jaciani Rizziolli, analisa o cenário de emprego atual, os desafios da liderança no varejo, além do quadro de funcionários multigeracional e as inovações do varejo. Confira o bate-papo na íntegra:


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