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Entrevista
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Por Redação
29 de maio de 2024

Itaipava Premium volta ao mercado e marca os 30 anos do Grupo Petrópolis

Além do retorno da cerveja, chopp Go Draft estará novamente nas prateleiras do varejo para atender demanda dos consumidores. Confira a entrevista de Cristiane Chiarioni, gerente de marketing da marca, para a SuperVarejo

O ano de 2024 marca os 30 anos do Grupo Petrópolis e também da primeira marca da empresa, Itaipava. Para celebrar as três décadas no mercado brasileiro, a companhia aposta no retorno da cerveja Itaipava Premium, lançada inicialmente em 2007, que volta com a mesma receita e embalagem originais. Um dos desafios enfrentados para reposicionar a cerveja Itaipava com a linha premium foi equilibrar a tradição da marca com a inovação necessária para atrair novos consumidores.

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De acordo com Cristiane Chiarioni, gerente de marketing de Itaipava, o retorno de Itaipava Premium foi uma aposta da marca para atender à crescente demanda por cervejas deste segmento. Além do retorno de Itaipava Premium, o Grupo Petrópolis também retorna com o chopp envasado da marca Go Draft e a empresa não descarta a possibilidade de outras novidades para 2024. Confira a entrevista de Cristiane Chiarioni, gerente de marketing de Itaipava, para a SuperVarejo.

[SuperVarejo] Quais os desafios enfrentados para reposicionar a marca Itaipava com a linha Premium?

Cristiane Chiarioni: O principal desafio foi equilibrar a tradição da marca – que neste ano celebra 30 anos de história – com a inovação necessária para atrair novos consumidores. O retorno da Itaipava Premium foi uma aposta da marca – juntamente com a volta da Go Draft, o chopp envasado de Itaipava – para atender à crescente demanda por cervejas deste segmento. Segundo a Euromonitor, as cervejas consideradas premium cresceram 85% em vendas, entre 2015 e 2020, atingindo um faturamento de R$ 52 bilhões. Buscamos na versão de Itaipava Premium reforçar as credenciais de qualidade e a autenticidade já existentes na Itaipava para diferenciá-la e inseri-la no mercado.

[SuperVarejo] Quais as principais mudanças feitas no produto?

Cristiane Chiarioni: Por ser um relançamento comemorativo aos 30 anos de Itaipava, decidimos manter a receita original da linha Premium, desenvolvida pelo grande mestre cervejeiro Roland Reis, garantindo a mesma qualidade e sabor ao consumidor. Uma autêntica American Lager com processo de maturação prolongada que garante um sabor equilibrado e refrescante. Com embalagem retrô – que faz alusão à primeira edição do rótulo – a nova versão de Itaipava Premium ganhou um selo comemorativo aos 30 anos da marca, o que garante um toque nostálgico e especial ao produto.

[SuperVarejo] Em que momento o Grupo Petrópolis decidiu reposicionar a cerveja Itaipava?

Cristiane Chiarioni: Desde sua criação, o Grupo Petrópolis investe em inovação para entregar produtos de ótima qualidade, feitos do jeito que o brasileiro gosta. No caso de Itaipava, a marca passou, recentemente, por uma atualização de posicionamento, quando introduzimos a linguagem exclusiva do ‘ITA’ em nossas comunicações. Os efeitos dessa modernização já podem ser sentidos, entre eles o fechamento de 2023 como o único grande grupo cervejeiro que cresceu em participação de mercado. Neste ano, além das ações em parceria com nossa embaixadora, Ivete Sangalo, e o patrocínio aos principais eventos de música do país, celebraremos os 30 anos de Itaipava, com muitas novidades, entre elas o relançamento da Go Draft e da Premium, linhas que retornam ao mercado para atender à crescente demanda por cervejas premium no país e diversificar ainda mais o portfólio da marca.

[SuperVarejo] A empresa já monitora outros produtos para voltar ao mercado? Quais?

Cristiane Chiarioni: O ano de 2024 representa um marco significativo para nossa companhia, marcando os 30 anos do Grupo Petrópolis e de sua primeira marca, Itaipava. Além do relançamento de Go Draft e Premium, projetamos inovações para o setor cervejeiro e não descartamos a possibilidade de novidades em produtos e experiências, que estão sendo estudadas pelo grupo. Estamos empolgados e garantimos que será uma celebração inesquecível.

[SuperVarejo] Como o varejo supermercadista contribui para o sucesso de Itaipava Premium?

Cristiane Chiarioni: O fato de Itaipava ser a cerveja mais consumida nos lares brasileiros (com base em pesquisa da Nielsen Homescan) destaca a importância do varejo supermercadista para a marca. Sua presença dominante nos lares reflete a confiança na qualidade da cerveja e a preferência dos consumidores, impulsionadas pela acessibilidade e disponibilidade nos supermercados. Para além da visibilidade de nossos produtos, essa parceria – alinhada com as estratégias de trade marketing e promoções nos pontos de venda – garante um alcance amplo e uma presença consistente nas prateleiras, facilitando o acesso dos consumidores à Itaipava.

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