Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Entrevista
...
Por Redação
25 de março de 2025

O seu “Atacadinho” de bairro!

Executiva Elaine Queiroz retorna à rede DIA, com a missão de reaproximar os consumidores das lojas, através da oferta de preço, comodidade e qualidade

Com 242 unidades localizadas em São Paulo, a rede DIA anunciou no início de março a chegada de Elaine Queiroz como nova diretora executiva de Operações e Franquias. A contratação, na verdade, marca o retorno da executiva à companhia, onde ocupou o cargo de diretora Regional de Operações entre os anos de 2022 a 2024. A trajetória de Elaine no varejo começou aos 15 anos de idade. “De lá para cá, superei muitos obstáculos e colecionei aprendizados nesse ambiente que é tão desafiador e, ao mesmo tempo, apaixonante”, comenta ela, que ao longo dos anos passou por várias empresas.

LEIA TAMBÉM

Mas nesse retorno ao DIA, os desafios serão imensos. O principal dele será o de consolidar o novo conceito de atacadinho de bairro junto aos consumidores, fazendo com que as lojas reúnam a praticidade das compras de bairro com a economia dos atacados.

SV - Por quais companhias você já passou e como esse aprendizado irá ajudá-la neste novo desafio?

EQ - Minha história no varejo é bem antiga. Conquistei minhas primeiras posições de liderança trabalhando como gerente Regional no grupo GPA, nas bandeiras Mini Mercado Extra e Minuto, Extra Hipermercados, além do próprio Pão de Açúcar. Atuei principalmente no planejamento, na gestão e na operacionalização das lojas. Passei também pelo Hortifruti Natural da Terra e agora estou iniciando a minha segunda passagem pelo DIA. Nesse período, pude conhecer de perto todos os desafios, mas também todas as características da operação de uma rede de varejo e, especialmente, entender a sua importância para milhares de famílias, seja por meio de oportunidades de trabalho ou pelo abastecimento de alimento para as famílias. Agora quero colocar em prática todo esse conhecimento acumulado junto com o time engajado do DIA.

SV- Desde a sua primeira passagem pelo DIA, que mudanças observa em relação ao negócio e ao setor?

EQ - Em minha primeira passagem pela empresa, estive por dois anos - entre 2022 a 2024 - quando atuei como diretora Regional de Operações. Neste retorno, vejo uma empresa que passou por um processo de reestruturação importante, mas que já se encontra em um novo ponto de equilíbrio do negócio e pronta para a retomada do crescimento. Tudo isso com um time engajado, que enfrentou os desafios, mas tem entregado resultados importantes em pouquíssimo tempo.

SV - Como você pretende incorporar o conceito de atacadinho de bairro à sua gestão e quais são seus principais desafios?

EQ - O DNA do DIA é a proximidade. Mas desde outubro de 2024, trabalhamos um novo posicionamento que engloba todos os nossos principais pilares, reforçando o nosso foco no cliente. A missão do DIA sempre foi facilitar a vida do consumidor com uma proposta acessível e próxima, e com o conceito de atacadinho de bairro unimos ainda mais comodidade com preços ainda mais acessíveis. Assim, nosso objetivo é, dentro do modelo de proximidade, sermos o mais econômico. Sem dúvida nenhuma que esta essência vai nortear todo o trabalho do nosso time, tendo como prioridade oferecer a melhor experiência possível para o cliente.

SV - Você tem mais de 20 anos de experiência no setor. O que faz seus olhos brilharem no segmento supermercadista?

EQ - Estou muito entusiasmada por retornar ao DIA em um momento de tantas transformações. Mais do que nunca, acredito na força das pessoas para construir um futuro de sucesso. Quero ser uma liderança justa e otimista, valorizando cada colaborador que faz essa engrenagem girar, com a certeza de que juntos, vamos escrever um novo capítulo, trazendo mais proximidade, qualidade e eficiência para a rede e para todos que fazem parte dessa jornada. O dinamismo do varejo supermercadista me encanta. O setor tem um papel essencial para a sociedade e contribuir para sua evolução é o que me move.

SV - O seu retorno marca um fortalecimento das lideranças femininas no DIA, movimento que também vemos em outras redes. O que você acha do momento atual da mulher no varejo?

EQ - É um orgulho muito grande fazer parte de uma empresa na qual 60% da liderança é composta por mulheres. Se considerarmos toda a base de colaboradores, somos 56%. Em minha trajetória, conheci muitas mulheres inspiradoras, que me fortaleceram e me ajudaram a ser a profissional que sou hoje. Da mesma forma, quero contribuir e inspirar mulheres a serem uma força feminina também no varejo.

SV - Além do varejo, quais outros assuntos despertam o seu interesse?

EQ - Sou maratonista e já participei de mais de 100 provas, incluindo quatro maratonas de 42.195 quilômetros. No momento, já estou me preparando para a Maratona de Berlim (Alemanha) que acontecerá em setembro deste ano.

Deixe seu comentário