Por Redação
27 de agosto de 2024De olho na fidelização
As ferramentas para conquistar os clientes ganharam o apoio da tecnologia, que permite ainda segmentar as preferências do shopper
No cenário varejista competitivo de hoje, conquistar e fidelizar clientes é crucial para o sucesso. Nesse contexto, os programas de cashback e fidelização se destacam como ferramentas poderosas, impulsionadas pela tecnologia para oferecer experiências personalizadas e recompensadoras aos consumidores. Esses programas representam uma oportunidade notável para o varejo aumentar as vendas, fidelizar clientes e construir relacionamentos duradouros. Ao investir em soluções tecnológicas inovadoras e na personalização das recompensas, os varejistas podem se destacar na era digital e conquistar o sucesso a longo prazo.
Para Fernando Dias, coordenador da Produtos Paraná, os principais desafios na implementação e gestão de programas de cashback envolvem garantir que tudo funcione perfeitamente do ponto de vista tecnológico, especialmente na integração com sistemas de venda e CRM. Outro desafio que ele cita é manter as ofertas de cashback atrativas e relevantes para diferentes tipos de clientes, sem causar confusão. “Transparência é crucial. Os clientes precisam entender claramente como o programa funciona para não ficarem frustrados. Além disso, saber usar os dados gerados por esses para melhorar as estratégias de marketing e a experiência do cliente é fundamental”, recomenda.
Para que todo o processo funcione, é essencial que o marketing, de início, gere a demanda para as plataformas de cashback, de forma que os consumidores reconheçam os benefícios da utilização do cashback. Pedro Ciccotti, CEO da Power1One, empresa do ramo alimentício, explica que cada vez mais surgem plataformas novas de cashback e que, em muitos casos, o cliente recebe um percentual da sua compra para utilização apenas dentro da loja. “Com o avanço das tecnologias, podemos desenvolver novas abordagens para a utilização do ‘saldo’ gerado, por exemplo, fazendo parceria com outras lojas, ou até mesmo permitindo o saque do saldo. Há também a ideia de criar uma maneira do cliente gerar pontuações compartilhando posts da marca/loja, curtindo vídeos e de diversas outras formas, o que geraria um marketing orgânico” propõe o CEO.
Para Nara Dutra, head de marketing, e-commerce e CRM da Morana, hoje o grande desafio é, cada vez, mais aperfeiçoar a personalização da experiência de compra do consumidor e a IA permite com que essa personalização seja cada vez mais assertiva, através de algoritmos de machine learning para analisar dados de compra e comportamento do cliente. “O uso dessa tecnologia também permite identificar padrões suspeitos e anomalias nas transações para detectar e prevenir fraudes em tempo real, garantindo a integridade do programa de cashback. A adoção dessas tecnologias pode transformar, significativamente, a maneira como os programas de cashback são operados, tornando-os mais eficientes ", pontua.