
Por Redação
30 de julho de 2025SV TÁ ON: o desafio da contratação no varejo alimentar
Natália Mauad, diretora de RH do Grupo Carrefour, é a convidada especial deste episódio, trazendo insights sobre como anda o mercado de trabalho no varejo
O podcast SV TÁ ON recebeu Natália Mauad, diretora de RH do Grupo Carrefour no Brasil, para uma conversa sobre o cenário atual das vagas de emprego no varejo alimentar em 2025. O setor enfrenta desafios significativos para atrair e reter talentos. A executiva, com mais de 20 anos de experiência no varejo, sendo 6 deles no Carrefour, compartilhou insights valiosos sobre as estratégias da gigante do setor para superar essas barreiras.
O Grupo Carrefour no Brasil, com 130 mil funcionários, englobando diversas bandeiras como hipermercados, supermercados, postos de gasolina, drogarias, Sam's Club e Atacadão, além do Banco Carrefour. A empresa registrou 70 mil contratações em 2024, impulsionadas pela expansão e conversão de lojas. No entanto, mesmo com esse volume expressivo, o desafio da contratação e, principalmente, da retenção, persiste. A SuperVarejo, atenta a essa demanda, criou uma seção no portal para divulgar vagas e auxiliar o setor a preencher as posições abertas.
Natália destacou que as principais dificuldades na contratação, especialmente para as vagas operacionais, residem na atração da nova geração e na alta taxa de turnover. A escala de trabalho do varejo (6x1, feriados e domingos) não se alinha com as expectativas de flexibilidade da Geração Z. Para mitigar isso, o Carrefour tem investido em projetos de diversidade e inclusão, como o programa "50+", que abre portas para profissionais mais experientes. Além disso, a empresa busca reinventar as modalidades de trabalho, explorando modelos por hora e escalas mais flexíveis para atrair e reter talentos.
Escute na íntegra abaixo: