Por Vitor Garcia
27 de fevereiro de 2023EuroShop 2023: confira os detalhes da principal feira de varejo do mundo
Saiba mais sobre as oito dimensões apresentadas no evento
Após dois anos e restrições devido à pandemia, que atingiu fortemente o varejo global, a EuroShop 2023 - principal feira de varejo do mundo - está se mostrando mais importante do que nunca. Isso porque a crise da Covid-19 também se tornou um acelerador para a digitalização e para o modelo phygital, impulsionando a necessidade de novas soluções para economia de energia e sustentabilidade. Além disso, desencadeia uma criatividade inimaginável, que serve, acima de tudo, para tornar as compras o mais conveniente possível para o consumidor, reagir à mudança de hábitos, atender a novas necessidades e otimizar a fidelidade do cliente com conceitos orientados para a experiência.
A Euroshop, que está acontecendo do dia 26 de fevereiro a 2 de março, em Düsseldorf, cidade localizada na parte oeste da Alemanha, tem mais de 1.830 expositores de 55 países em mais de 100 mil m² em 16 pavilhões de exibição. O evento apresenta todo o espectro de tendências atuais e soluções voltadas para o futuro, atualmente ele foca em temas particularmente importantes que afetam as mais diversas áreas do varejo.
Os principais tópicos do EuroShop 2023 são: Varejo Conectado, Sustentabilidade, Loja Inteligente, Gestão de Energia, Customer Centricity, Experiência e muito mais.
As oito dimensões do EuroShop 2023 em detalhes:
Dimensão "Shop Fitting, Store Design & Visual Merchandising" é o coração da EuroShop e sua maior dimensão. Os melhores arquitetos, designers, projetistas e fabricantes estão representados com apresentações de design único, que respondem a questões atuais dos varejistas, tais como: como tem que ser uma loja ou uma loja hoje? Lugar de aventura? Bem localizado? Qual deve ser a aparência, como deve ser a sensação? A EuroShop oferece respostas criativas e pragmáticas a essas questões. Nesta dimensão, os visitantes podem inspirar-se no design temporário ou em conceitos modulares, mas também encontrar soluções tangíveis para a sustentabilidade.
Quando se trata de experiência e encenação, fascínio e atmosfera, todos os caminhos vão dar à luz. Suas diversas aplicações técnicas, desde iluminação inteligente até IoT, combinadas com aspectos ecológicos como sustentabilidade e eficiência ? é disso que trata a Dimensão "Lighting" na EuroShop 2023. Ela apresenta a gama completa de iluminação moderna e iluminação de lojas: desde a área de entrada, área das gôndolas, até a zona de checkout. As tecnologias LED, por exemplo, oferecem possibilidades completamente novas para definir o cenário emocional dos produtos. Sempre em foco: soluções de energia sustentável e gestão de iluminação inteligente.
Funcional e bonito ? essas duas características não são de forma alguma mutuamente exclusivas. Quer sejam pisos, paredes, tetos ou móveis ? a qualidade superior é importante para uma estabilidade duradoura e uma funcionalidade ideal. E em termos de sustentabilidade, hoje em dia muito é possível com a escolha certa dos materiais. Em espaços de varejo e escritórios, excelentes propriedades visuais e acústicas dos materiais também são essenciais. A escolha certa de revestimentos, revestimentos ou luminárias pode fazer toda a diferença para que sua loja alcance o efeito que você deseja criar.
Loja Contínua, Analytics, IA, Pagamento Móvel, Varejo Conectado são apenas alguns dos tópicos dominantes na Dimensão "Retail Technology". A comunicação digitalizada e omnichannel, bem como o big data, estão revolucionando as relações entre comprador e vendedor, cliente e marca. A consequência? Fazer compras torna-se uma experiência interativa de alta tecnologia. Mas a tecnologia clássica de varejo também está se desenvolvendo rapidamente. Os expositores da dimensão Retail Technology ajudam a moldar as perspectivas e os campos futuros do varejo por meio da força motriz da tecnologia inteligente.
Engajamento e jornada do cliente, experiência da marca na loja física e na loja online, personalização via dispositivos móveis, inteligência artificial, sinalização digital - na Dimensão "Retail Marketing", o público do comércio internacional pode esperar todo o espectro de ações cada vez mais digitais, cada vez mais intensivas interação com o cliente. O principal é que os varejistas precisam ter sucesso em conquistar a atenção do cliente. Essa dimensão mostra as instalações mais atraentes e fascinantes para o ponto de venda.
A Dimensão "Expo & Event Marketing" na EuroShop é o melhor local para comunicação ao vivo. Isso deve ser intensivo, único e autêntico para inspirar. Isso também inclui experiências de marca projetadas de forma holística. Feiras e eventos em transição para a era da digitalização e festivalização.
A Dimensão "Food Service Equipment" apresenta cozinha e panificação, sistemas de conveniência, tecnologia alimentar e soluções para viagem na EuroShop 2023. O mercado fora de casa está crescendo aos trancos e barrancos - e em todos os lugares. Nos EUA, por exemplo, gasta-se mais de um dólar a cada segundo com comida e bebida fora de casa. Dessa forma, o cliente se torna um hóspede também no varejo - em shopping centers, supermercados, postos de gasolina. É tudo sobre novas experiências de compra e fidelidade duradoura do cliente.
Rentabilidade, sustentabilidade e eficiência também são prioridades no varejo. É especialmente aqui que a pressão sobre os preços e dos concorrentes está aumentando e, portanto, o investimento nas tecnologias futuras certas é ainda mais importante. A Dimensão "Refrigeration & Energy Management" apresentará o equipamento ideal para lojas - desde gabinetes de refrigeração, sistemas de refrigeração e sistemas para agricultura interna até ar condicionado, recuperação de calor e gerenciamento de edifícios, sem esquecer o aumento da mobilidade elétrica.