Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
30 de junho de 2025

O poder do employer branding

Estratégia ajuda na atração de talentos ao demonstrar para o mercado, empresa com liderança de qualidade, ambiente acolhedor, oportunidades reais e cultura que valoriza pessoas

Atrair novos talentos vai além de oferecer salários atrativos. Hoje, é fundamental investir em estratégias de employer branding, ou seja, na construção de uma imagem positiva da empresa como local de trabalho no mundo físico e virtual. E esse processo começa com a qualidade da liderança, que precisa estar ajustada ao perfil da equipe e ao contexto da operação. Líderes preparados, que sabem ouvir, orientar e reconhecer suas equipes, são peças-chave para tornar o ambiente mais atrativo e humano.

LEIA TAMBÉM
Supermercados e o home office: onde ele é possível?
A nova era dos profissionais de supermercado

Outro pilar essencial é proporcionar uma jornada de trabalho alinhada às expectativas dos colaboradores. Isso significa oferecer mais do que apenas uma rotina — é preciso garantir oportunidades reais de aprendizado, desenvolvimento e crescimento dentro da empresa. Colaboradores que enxergam perspectivas de futuro onde trabalham se tornam promotores da marca empregadora, ajudando a atrair outras pessoas com o mesmo perfil de comprometimento e vontade de crescer.

Lina Nakata, doutora e mestre em Ciências, com graduação em Administração pela USP (Universidade de São Paulo) e uma das responsáveis pela Pesquisa FIA - Lugares Incríveis para Trabalhar, diz existir falta de alinhamento ou correspondência de expectativas na hora do processo seletivo. “Muitas empresas têm uma marca muito valorizada por seus consumidores, e por isso costumam também chamar a atenção como marca empregadora, mas a correlação positiva não é uma verdade total”, reflete. Ela diz que, tratando-se do varejo, é comum que as empresas sejam bem conhecidas, consequentemente admiradas, e então interessantes para trabalhar. “Porém, os bastidores são diferentes, nem sempre o ambiente de trabalho, para os colaboradores, se mostra tão bacana quanto a imagem de seus produtos para o cliente final. E esse poderia ser considerado um erro, ao pensar que a imagem criada para o consumidor seja a mesma”, destaca.

Por esta razão, o nível de confiança entre colegas e lideranças faz toda a diferença. Um ambiente onde se pode dar ideias, ser ouvido e ter espaço para ser autêntico gera senso de pertencimento. Quando as pessoas se sentem valorizadas e respeitadas, elas se tornam mais engajadas — e isso se reflete diretamente na imagem da empresa no mercado. O employer branding atua como uma vitrine, mostrando que aquele supermercado é um bom lugar para trabalhar, onde há reconhecimento, inclusão e oportunidades reais.

Diferente da comunicação tradicional da área de Recursos Humanos, que costuma focar em processos internos e informativos, a estratégia comunica propósito, valores e cultura. Ele mostra que a empresa se preocupa com as pessoas, com seu bem-estar e desenvolvimento, criando uma identidade com a qual os profissionais queiram se conectar. No setor de supermercados, em que o trabalho é dinâmico e desafiador, mostrar um ambiente acolhedor, respeitoso e com possibilidades de crescimento é um diferencial poderoso para atrair e manter talentos.

Acesse o Especial do Mês de junho e confira todas as matérias sobre: Gestão de pessoas e desenvolvimento de talentos 

Deixe seu comentário