Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
10 de março de 2025

Supermercado inteligente

O uso do ERP, da Inteligência Artificial e análise de dados otimiza operações, reduz custos e melhora a experiência do cliente

A transformação digital no setor supermercadista ganha força. O ERP já faz parte da realidade da maioria das empresas, assim como cresce o uso da Inteligência Artificial (IA) e análise de dados. Ferramentas tecnológicas avançadas estão permitindo que companhias prevejam tendências de consumo de maneira mais precisa e, consequentemente, otimizem suas operações. Ao analisar grandes volumes de dados gerados pelos consumidores, como preferências de compra e padrões de consumo, as empresas conseguem ajustar suas estratégias, desde a seleção de produtos até o layout das lojas.

LEIA TAMBÉM

Uma das grandes vantagens da IA no setor é a previsão de demanda. Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina, os supermercados podem identificar padrões de compra e antecipar quais produtos terão maior ou menor procura em períodos específicos, como datas comemorativas, sazonalidades ou até mesmo em cenários de mudanças econômicas. Isso permite que os gestores se antecipem às necessidades do consumidor, ajustando o mix de produtos e evitando tanto a falta de itens quanto o excesso de estoque.

Para lidar com essa demanda crescente por eficiência e agilidade, o uso do ERP já é usual entre as companhias varejistas. O ERP (Enterprise Resource Planning), ou Planejamento de Recursos Empresariais, é uma ferramenta integrada que centraliza diversos processos de gestão de um negócio em uma única plataforma, proporcionando uma visão unificada e em tempo real das operações.

Nos supermercados, onde a gestão envolve desde o controle de estoque até o relacionamento com fornecedores e clientes, o ERP tem se mostrado essencial para otimizar operações, reduzir custos e melhorar a experiência do consumidor. O Ourinhos Supermercados é uma das redes que investiu na tecnologia. A rede enfrentava desafios com sistemas fragmentados e processos manuais que dificultavam a visibilidade em tempo real e a eficiência operacional. A implementação, então, foi conduzida com um planejamento detalhado e uma abordagem colaborativa. “A implementação do ERP foi a decisão certa para a rede, uma vez que as melhorias foram significativas, tanto na redução de erros operacionais quanto no aumento das vendas,” afirmou Leandro Maia, Bluediv Soluções, empresa especializada na implementação de tecnologias do sistema Bluesoft e que ficou à frente da implementação. “Para o sucesso da operação, foi preciso entender a dinâmica da loja no dia-a-dia, identificar os principais gargalos e as oportunidades de melhorias. Foram realizados treinamentos com equipes de diferentes áreas, garantindo que todos os usuários se sentissem aptos para operar no novo sistema”, ressaltou.

Confira o Especial do Mês durante março para acompanhar todas as notícias sobre: transformação digital no varejo alimentar

Deixe seu comentário