
Por Redação
1 de novembro de 2024Grupo HEINEKEN alcança 43% de mulheres em cargos de liderança
Objetivo da iniciativa é formar líderes femininas para as áreas de Produção, Vendas e Distribuição
O Grupo HEINEKEN, comprometido em ter 50% das posições de liderança ocupadas por mulheres até 2026, atingiu a marca de 43% de mulheres em cargos de liderança, um salto de 6% em relação ao ano anterior. Com o programa “Elas que Brilham”, que tem como foco a aceleração de carreira para mulheres que atuam em áreas majoritariamente ocupadas por homens, a fim de capacitá-las e torná-las líderes dentro do período de 12 meses.
LEIA TAMBÉM
Heineken teve queda de 5,5% em sua receita líquida no 3T24
Grupo HEINEKEN anuncia nova head Global de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)
A primeira edição do programa teve início em setembro de 2023 e contou com a participação de 11 colaboradoras de áreas de produção, das quais 90% foram aprovadas no programa e promovidas. A nova turma terá 15 participantes de diversas regiões do Brasil e, para esta edição, além da área de Produção, o programa também será focado em Vendas e Distribuição.
“Participar da primeira turma do “Elas que Brilham” mudou minha vida. Foi uma aceleração profissional e pessoal, com treinamentos técnicos e de liderança. Hoje, como coordenadora de Packaging na cervejaria de Jacareí, posso aplicar o que aprendi, impulsionando o desenvolvimento e a felicidade do meu time. Quero ser uma referência para outras mulheres que desejam ocupar seu espaço também na produção”, afirma Ana Karolinne Nascimento.
Além de investir no desenvolvimento das mulheres que já atuam na organização, a companhia também tem como estratégia a criação de vagas afirmativas. “Desde 2021, estamos comprometidos em ampliar a presença de mulheres líderes no mercado cervejeiro brasileiro. Com nossas iniciativas, reforçamos a liderança feminina, especialmente em áreas predominantemente masculinas. Já atingimos 43% da meta, mas nossas ações de atração, retenção, promoção e desenvolvimento de mulheres continuam. Ainda temos dois anos para alcançar os 50%”, destaca Andrea Bianchi, diretora de Pessoas do Grupo HEINEKEN.