Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Mercado
...
Por Redação
7 de março de 2024

Setor atacadista distribuidor cresceu 8,5% no faturamento em janeiro

O crescimento foi resultado das empresas que faturam de R$45 a R$100 milhões por mês

O setor atacadista distribuidor apontou a média do desempenho em relação ao faturamento, de acordo com dados divulgados do Termômetro ABAD NielsenIQ, mostra que o setor cresceu 8,5% em termos nominais no mês de janeiro de 2024, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Frente ao mês de dezembro, houve retração de -13,7%, o que já era esperado, visto que as festividades de fim de ano costumam elevar o faturamento do setor no período.

LEIA TAMBÉM
Setor atacadista distribuidor fecha 2023 com crescimento de 13,2%
Atacarejos tiveram crescimento de 7,8% no faturamento em 2023

“Apesar do desempenho positivo do setor, temos consciência de que o primeiro trimestre será desafiador. O consumidor tende a ficar mais cauteloso no início do ano em razão das muitas despesas que comprometem o orçamento. Mas temos expectativas de melhora gradual nesse cenário à medida que os dados macroeconômicos se consolidem positivamente”, afirma o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.

De acordo com Felipe Rutkosky, gerente sênior de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ, embora a taxa de desemprego e a inflação estejam sob controle, o início do ano tem questões que interferem diretamente no padrão de consumo. “O avanço natural do desemprego devido à demissão dos contratados temporariamente e o endividamento das famílias, que permanece em um patamar elevado, com as despesas médias com dívidas tomando cerca de 50% da renda, são fatores que comprometem o poder de compra”, explica.

O crescimento do faturamento do setor, segundo Rutkosky, é vigoroso e quem puxou para cima o crescimento foram os atacadistas e distribuidores que faturam de R$45 a R$100 milhões por mês. Esse grupo, que corresponde a 38% dos respondentes, teve crescimento médio de 15,2% em janeiro.

Os levantamentos feitos pela NielsenIQ em relação ao varejo mostram que os canais de venda também tiveram bom desempenho em janeiro. As lojas de Autosserviço cresceram 1,3%, Cash and Carry, 9,3%, e Farma, 11,2%. Na média, os três canais cresceram +5,9%.

Deixe seu comentário