Por Vitor Garcia
4 de agosto de 2022Alimentação natural para cães: uma tendência que muda setor de Pet Food
Rede Hortifruti Natural da Terra investe em linha própria para atender demanda, assim como a Organact que ampliou portfólio
Ano após ano, o mercado de produtos, serviços e comércio de animais de estimação mostra crescimento e, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o faturamento teve alta de 27% em 2021, se comparado ao ano anterior. Na liderança desse segmento está a categoria pet food, que responde por 55% do total, de acordo com o IPB, e isso faz com que muitas empresas desenvolvam produtos voltados para a alimentação dos pets.
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Em meio a esse crescimento, um novo comportamento de pais de pets mostra que o setor está com grandes oportunidades. É o de alimentação natural. Estudos da Euromonitor mostram que essa mudança já é realidade, e a expectativa é que em 2023 esse mercado cresça até 127% quando se fala em alimentos úmidos.
O movimento é impulsionado pela relação do consumidor com seus animais, que levam para ele os mesmos hábitos de consumo que leva para si - a saudabilidade já é uma tendência que vem mudando os corredores de supermercados com um número cada vez maior de itens orgânicos, naturais e frescos.
Nesse caminho, a rede Hortifruti Natural da Terra desenvolveu um novo produto dentro do portfólio de marcas próprias, a Cãomidinha, que chega às lojas como uma opção de alimentação natural e mais saudável para cães. De acordo com Guilherme de Souza Silva, consultor de eficiência operacional da rede Hortifruti Natural da Terra, a estratégia usada para apresentar esse novo produto nos pontos de venda inclui digital e ponto de venda. ?Usamos nossas redes sociais e criamos parceria com ?dogs bloggers?, onde tivemos um ótimo impacto na nossa base de clientes. Além disso, positivamos nossos pontos de venda de forma atraente e descontraída?, explica.
Para o consultor de eficiência operacional da Hortifruti Natural da Terra, o principal desafio encontrado pela empresa ao desenvolver a linha de comida saudável para cães foi criar demanda para um novo item. ?Não trabalhávamos com esse tipo de produto, mas como somos a maior rede de hortifrutigranjeiros do país, criamos uma linha de saudabilidade para os pets?, diz Guilherme de Souza Silva.
Referência em alimentação saudável
Por enquanto, segundo o executivo da rede, apenas as lojas Hortifruti Natural da Terra oferecem a Cãomidinha e essa categoria, voltada para Pet Food, reforça o propósito da rede de ser referência quando o assunto é alimentação saudável. ?Queremos estar presentes na vida dos nossos clientes em diversas missões de compra, inclusive na hora da alimentação dos pets?, afirma o consultor de eficiência operacional da rede.
Para ele, a categoria está crescendo cada vez mais dentro do mercado brasileiro e o resultado aparece na demanda do consumidor . ?Sabemos que, para muitos consumidores, o pet é parte da família, então é importante trazer essa comodidade para ele?, acredita Silva.
Considerando todas as lojas em que o produto é vendido, a expectativa para a marca de comida natural para cães é grande diante da aceitação dos clientes. ?O produto está surpreendendo positivamente e estamos muito felizes com os resultados até aqui. A produção está a todo vapor e estamos trabalhando para termos um último trimestre de 2022 superando as metas?, completa Guilherme de Souza Silva.
Indústria segue movimento
A Organnact, empresa que atua no mercado de suplementação para animais, também investiu no segmento e lançou a Be Nature Food, linha de alimentação natural para cães e gatos. A partir da pesquisa com os tutores, a Organnact lançou os alimentos naturais no sabor frango para os filhotes, carne bovina para os animais adultos e sabor peixe para os pets idosos, todos misturados com legumes nas composições. Com uma curiosidade: os tutores descartaram na pesquisa o uso de proteínas de carnes exóticas, como javali, jacaré ou coelho.
Com investimento de R$ 2 milhões, a empresa paranaense pretende dobrar de faturamento em dois anos com os novos produtos. Além do lançamento da linha alimentar, o plano inclui a ampliação dos atuais 22 mil pontos de vendas para 45 mil em todo Brasil até 2024, indo além do varejo e adentrando a venda diretamente em clínicas veterinárias. A estratégia deve dobrar o número de consultores de vendas, alcançando o total de 600 em 2023.