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Tecnologia
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Por Redação
12 de agosto de 2024

Uma força a mais na operação

Tecnologias e ferramentas de análises de dados auxiliam ao varejista a conhecer melhor seu consumidor e incrementar as vendas

No cenário competitivo atual, os supermercados que buscam se destacar precisam ir além das ofertas tradicionais e das prateleiras bem abastecidas. A chave para o sucesso reside na adoção estratégica de tecnologias e ferramentas de análise de dados, que transformam a forma como as vendas e a gestão são feitas, agregando valor em diversos aspectos.

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Um dos principais benefícios da implementação de soluções tecnológicas é a otimização da experiência do cliente. Através de ferramentas como checkouts automáticos, filas virtuais e aplicativos mobile, os supermercados podem agilizar o processo de compras, reduzir o tempo de espera e oferecer um atendimento mais personalizado. Isso se traduz em clientes mais satisfeitos e fidelizados, que retornam com mais frequência à loja.

Além disso, as tecnologias e análises de dados possibilitam uma gestão mais eficiente e estratégica do negócio. Com base em informações precisas sobre vendas, estoque, comportamento do consumidor e tendências do mercado, os gestores podem tomar decisões assertivas sobre precificação, promoções, mix de produtos, layout da loja e campanhas de marketing. Isso resulta em aumento da lucratividade, redução de perdas e otimização dos recursos disponíveis.

Para Uana Amorim, especialista em gestão de negócios e fundadora da Saint Germain, monitorar o perfil de uma loja é essencial para entender melhor os clientes, suas preferências e comportamentos. “Isso ajuda a personalizar a experiência de compra e a oferecer produtos que realmente atendam às suas necessidades. Também permite identificar tendências de mercado e otimizar o estoque da empresa, prevendo demandas e evitando excessos ou faltas”, aconselha.

Essas análises detalhadas, de acordo com Uana, personalizam ainda mais a experiência de compra, criam campanhas de marketing direcionadas e aumentam a taxa de conversão. “Elas também ajudam a aprimorar nossos produtos com base no feedback dos clientes, tomar decisões estratégicas informadas e melhorar a gestão de estoque, reduzindo custos e aumentando a disponibilidade dos produtos mais procurados”, pontua.

Maurício Galhardo, head da F360 Educa, plataforma de gestão financeira para varejistas, acredita que conversar diretamente com quem toma a decisão de compra é fundamental no varejo. “A pesquisa ajuda a entender cada característica do consumidor. Existem várias, desde a de satisfação que são fundamentais para avaliar como os clientes percebem os produtos, serviços e atendimento, até análises comportamentais que ajudam a entender padrões de compra, frequência, valor médio, horários de pico, padrões de consumo, entre outros. Tudo isso ajuda a construir uma visão mais detalhada do público alvo”, detalha.

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