
Por Redação
13 de março de 2025Ambientação na Páscoa: quais as melhores soluções para a loja?
As parreiras são o típico recurso clássico que sempre funciona na sazonalidade, mas com as dicas certas é possível otimizá-las e ir além na decoração
Concebidas pela Americanas em parceria com a Mondelez na década de 1980, as tradicionais parreiras para exposição de ovos de Páscoa são um exemplo de trade marketing que nunca sai de moda, muito pelo contrário: é algo que se tornou inerente à essência do varejo durante a sazonalidade. "As parreiras são um formato eficaz para trabalhar a categoria de ovos de Páscoa, pois, além de fazerem parte da cultura de exposição, são facilmente identificadas e procuradas nessa época. Elas permitem uma exposição atraente, de fácil instalação e compõem uma experiência diferenciada para o cliente percorrer", comenta Marcelo Ermini, coordenador da pós-graduação em Trade Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Ermini reforça que a temporada de Páscoa é tida por muita gente um momento mágico e, por isso, é importante tornar a loja um oásis tanto de ovos de Páscoa e chocolates, quanto de outros alimentos típicos à data. O primeiro passo, segundo o docente da ESPM, é que para tornar a parreira atrativa é preciso organizá-la bem e com uma variedade de opções adequada ao público da loja e ao espaço disponível. "Não adianta instalar uma parreira grande com poucas opções ou uma pequena com enorme variedade, dificultando a navegação", explica.
Vale lembrar que as parreiras funcionam melhor em lojas com pé-direito alto e que precisam ser montadas com antecedência.
Check-list da parreira de Páscoa eficaz
De acordo com Tatiana Mano, membro da Diretoria Setorial de Trade Marketing da AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e Diretora Comercial Work ON Group, as negociações de montagem das parreiras acontecem entre a indústria e o varejo pelo espaço. "Isso significa considerar quantidade de SKUs e relevância da marca para a sazonalidade sem deixar de avaliar o perfil da loja como público, ou seja, shopper e consumidor final da região", esclarece.
Para que o recurso da parreira de ovos de Páscoa seja eficiente e atrativo, Tatiana sugere colocar em prática os seguintes passos:
1. Planejamento inicial
- Escolher o local de maior fluxo da loja (entrada, corredor principal ou área central);
- Medir o espaço disponível (altura, largura e circulação);
- Confirmar se o teto suporta fixações (ou optar por estrutura autoportante);
- Verificar iluminação do local;
2. Estrutura
- Utilizar estruturas metálicas seguras (tipo “T”, cruzetas, tubos de aço);
- Altura ideal dos ovos: entre 1,70m e 2,20m do chão;
- Distância mínima entre as fileiras: 1 metro (para circulação com carrinhos);
- Suportes bem fixados no chão e/ou teto (testar estabilidade);
- Ganchos resistentes e bem distribuídos;
3. Definir layout conforme tamanho de loja
- Pequeno porte: 1 a 2 parreiras simples no corredor principal, ilhas com ovos menores ao redor e foco em mix enxuto e produtos de giro rápido;
- Médio porte: parreira central com formato em “U”, ilhas laterais com bombons e chocolates especiais e exposição por marca e preço;
- Grande porte: parreira em “X” ou “circular” no centro do salão e setor sazonal com decoração temática complete;
4. Organização dos produtos
- Separar ovos por tamanho (pequeno, médio e grande);
- Marca;
- Faixa de preço;
- Temática infantil/adulta;
- Centralizar os produtos com maior margem ou apelo;
- Posicionar os ovos de personagens infantis na altura do olhar das crianças;
- Evitar poluir visualmente com muitos modelos misturados;
5. Comunicação visual
- Placas de preço claras e padronizadas;
- Sinalização de promoções ou combos;
- Identificação por marca ou personagem;
- Materiais decorativos (faixas, coelhos, balões, etc.) ;
- Iluminação complementar (se possível, com LED focado);
6. Execução intensiva durante a sazonalidade
- Equipe treinada para repor ovos rapidamente;
- Monitorar quedas, embalagens danificadas e ganchos soltos;
- Corrigir espaços vazios com remanejamento ou decoração;
- Limpeza frequente no chão e na estrutura;
Além das parreiras, o que mais pode ser feito?
Segundo Marcelo Ermini, da ESPM, há outras maneiras de expor os ovos de Páscoa: por exemplo, utilizar varais, colocá-los nas vitrines ou em displays fornecidos pelos fornecedores e instalados em pontos estratégicos da loja, como os corredores próximos aos caixas e em setores com grande fluxo como a padaria. "Mas é preciso atenção para exibir os ovos de forma elegante. Não crie poluição visual e confusão para o cliente localizar o produto desejado", sugere.
Se o espaço permitir, pode ser criada uma "ilha de Páscoa" no meio da loja, com ovos, chocolates, colombas, alimentos e bebidas de festa ou até cestas e bichos de pelúcia, criando uma área temática.
Procure utilizar materiais de merchandising temáticos da época, sacolas de papel ou plástico com designs de Páscoa para embalar os ovos. Brinque com exposição e use a criatividade como "toca do coelho", "mundo chocolate", " castelo de Páscoa " e outros temas lúdicos - inclusive, se o espaço permitir. Também é possível oferecer um espaço instagramável com um coelho gigante ou uma decoração especial.
As áreas ao redor das parreiras também podem servir de apoio para montar ilhas com ovos em miniatura, caixas de bombom e itens saudáveis ou específicos, como chocolates diet, sem lactose ou veganos. "As ilhas temáticas podem ajudar a organizar os ovos por faixa de preço ou perfil de consumidor e têm tudo a ver com promoções. O uso de cartazes coloridos em amarelo ou vermelho criam senso de urgência e destacam ofertas", informa Tatiana.
Linhagens premium e marcas de renome devem ser bem expostas para atrair clientes de alto poder aquisitivo - nesse caso, gôndolas inclinadas para exposição em prateleiras são as mais recomendadas. Já expositores de parede são ideais para ovos delicados ou gourmet que não podem ser pendurados, enquanto displays de chão (PDVs especiais) podem destacar lançamentos e produtos infantis. Ovos de chocolate de valor mais acessível também podem ficar posicionados próximos a produtos de necessidade básica, como leite e café, para incentivar compras por impulso.