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Varejo
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Por Redação
28 de março de 2025

Supermercado em shopping: quais as vantagens dessa estratégia para o varejista?

Operação se beneficia, principalmente, do fluxo de pessoas, da infraestrutura e do marketing integrado

Com diversos atributos envolvendo o poder de consumo e as múltiplas possibilidades de produtos, os shoppings são um grande catalizador de clientes para os supermercadistas. Segundo a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), a média mensal de visitantes nesses centros comerciais em 2024 foi de 476 milhões pessoas. Ainda de acordo com dados de 2023 levantados pela entidade, o Brasil tem 639 shoppings centers, dos quais 193 ficam no Estado de São Paulo, representando 30,2% do total. São números que apontam que manter uma unidade em um shopping é uma oportunidade valiosa que, inclusive, pode agregar valor ao negócio. "Cada vez mais o shopping faz parte da vida das pessoas como um lugar onde elas conseguem resolver a vida. Seguindo esse conceito, quando um varejista instala seu supermercado em um shopping ele acaba oferecendo praticidade para o consumidor, que pode concentrar suas compras em um único lugar e ainda contar com uma ampla oferta de vagas de estacionamento e mais segurança", resume Renato Floh, diretor executivo Comercial da Allos, plataforma que agrega um portfólio de 57 shoppings presentes nas cinco regiões do Brasil. Desses, 24 contam com a operação de supermercados, que cresceu quase 5% neste último ano.

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Além da conveniência, a estratégia também facilita a possibilidade das compras por impulso no supermercado. "O cliente se motiva a comprar naquele momento 'por já estar ali'. Outra vantagem para o varejista é a possibilidade de aumentar o seu ticket médio, dependendo do local e do poder aquisitivo dos visitantes, além de se beneficiar do marketing realizado pelo shopping", completa.

Helcio Povoa, CEO do Grupo AD Shopping, que conta com 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior, ressalta que a comunicação e o marketing integrados propiciados pela operação também é um fator atrativo para o supermercadista. "Os shoppings têm verba própria para realizar o calendário anual de eventos e campanhas de marketing. Isso aumenta a visibilidade da marca do varejista e o coloca em uma vitrine estratégica, beneficiando-se dessa estrutura de divulgação. No shopping, o fluxo de clientes é garantido pela localização estratégica e campanhas de marketing do próprio centro comercial, o que diminui a necessidade de investimentos elevados em divulgação. Já em pontos convencionais, o varejista precisa investir mais em estratégias de atração de clientes", explica.

O executivo ainda reforça que os shoppings oferecem uma infraestrutura de qualidade, com segurança, limpeza e manutenção, proporcionando ao varejista um ambiente que favoreça a sua operação, sem a necessidade de se preocupar com custos extras operacionais externos e segurança, além do horário estendido para compras, inclusive no período noturno. É um contexto que gera economia, por conta dos custos compartilhados: o supermercado participa de um rateio que envolve segurança, limpeza e manutenção da área comum que reduz o custo fixo da operação. No ponto de rua, o varejista é responsável por todas essas despesas, o que pode afetar significativamente o resultado da unidade.

Shoppings também se beneficiam da operação

Para Povoa, do Grupo AD, a presença de um supermercado em um shopping é mais um elemento importante na geração de fluxo e na consolidação do hábito de frequência. "Esse aumento no fluxo de pessoas também beneficia os demais lojistas do centro comercial, atraindo novos clientes com novos objetivos de compra", declara.

Outro ponto relevante é que os supermercados complementam a variedade de serviços do shopping, tornando-o mais eficiente e atrativo para consumidores, que vão sempre pensar na conveniência e no empreendimento que consiga atender as suas necessidades de consumo, serviços e lazer. Isso fideliza o público e aumenta o tempo de permanência no local. "É mais um elemento importante que contribui com a satisfação do consumidor e com a grade de receitas e do resultado geral do shopping", celebra o CEO.

Já Floh, da Allos, salienta que certamente uma operação desse porte incrementa o fluxo de pessoas, gerando mais visitas e compras por impulso, principalmente em segmentos como restaurantes, cafés e outros serviços. Além disso, o shopping se posiciona como um ecossistema comercial mais completo, atraindo também novos lojistas", diz.

Grupo Carrefour: público bem amplo e visibilidade

O Grupo Carrefour Brasil opera com hipermercados e supermercados Carrefour, Carrefour Express, Sam’s Club e Atacadão em diversos shoppings ao redor do país. Segundo Marco Alcolezi, diretor executivo de Operações nos formatos super, hiper e express, a atuação em shoppings traz diferentes vantagens e benefícios para a companhia, que vão desde o contato com os clientes até uma contribuição mútua entre os dois segmentos varejistas.

Pensando no público, o executivo concorda que uma operação em shopping consegue aproveitar o fluxo alto de clientes que esse local recebe diariamente e reforçar a experiência de compra completa que o consumidor pode ter, trazendo praticidade e agilidade para a sua rotina. "Nesses ambientes, muitas pessoas frequentam nossas lojas para fazer as compras do mês, mas também recebemos aqueles clientes que fazem compras mais rápidas, já resolvendo suas necessidades e emergências por meio da ida ao shopping e, até mesmo, os funcionários das diversas lojas que compõem o lugar.

Esses colaboradores têm acesso a refeições mais baratas e práticas para o dia a dia, como snacks, barras de cereais, sanduíches, sucos e refrigerantes, e alimentos saudáveis, como frutas. Então, temos um público bem amplo, com diferentes perfis de compra, e o desafio de atender as demandas de cada um deles", pontua.

O shopping ainda traz uma grande visibilidade às marcas, funcionando como uma vitrine de vários segmentos de produtos e serviços oferecidos, como o varejo alimentar, que inclui categorias como perecíveis, não perecíveis, hortifruti, limpeza e cuidados pessoais. "A estrutura que uma loja em shopping oferece também é uma vantagem em relação às lojas de rua, já que conseguimos usufruir de limpeza, banheiros e ar-condicionado, por exemplo, além da própria segurança do local, garantindo uma experiência mais conveniente aos nossos clientes", conta Alcolezi.

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