
Por Redação
28 de fevereiro de 2025Carnaval no varejo: estratégias das redes para encantar foliões e impulsionar vendas
Com ajustes no estoque, comunicação criativa e operação afinada, redes se preparam para atender à demanda do maior feriado festivo do Brasil
O Carnaval, uma das celebrações mais aguardadas do ano, movimenta não apenas os foliões, mas também o varejo. Com mudanças significativas nos hábitos de consumo e no fluxo de pessoas, as redes precisam se adaptar rapidamente para garantir a satisfação do cliente e maximizar as vendas. O período carnavalesco é conhecido por impulsionar as vendas de bebidas e alimentos, especialmente em regiões turísticas e próximas a circuitos de blocos, onde o movimento de consumidores aumenta consideravelmente.
A experiência do consumidor durante o Carnaval exige atenção redobrada porque, durante o feriado, muitos clientes priorizam a conveniência e o atendimento ágil, o que reforça a necessidade de ajustes operacionais por parte das redes. Além disso, o comportamento do público muda: enquanto alguns buscam festas, outros preferem descansar em casa, o que demanda estratégias segmentadas para atender a diferentes perfis de consumidores.
Nesse contexto, a comunicação e o marketing ganham destaque com campanhas criativas e alinhadas ao espírito festivo, que tendem a engajar mais os consumidores. Nesta matéria, os especialistas entrevistados com exclusividade pela SuperVarejo mostram quais as ações que mantêm a autenticidade das marcas durante o período de folia, e como evitar perder o passo na estratégia para o Carnaval.
Adaptação e atendimento para encantar o cliente
Para Marcos Machado, professor da FIA Business School, o sucesso das redes durante o Carnaval começa com a adaptação ao novo ritmo dos consumidores. "O fluxo de pessoas e os horários mudam. Em locais com maior movimento, é preciso aumentar o número de funcionários, tanto para atendimento quanto para segurança", explica Machado, que ainda destaca a importância de ajustar os horários de funcionamento de acordo com a passagem de blocos e o movimento nas ruas.
Já Marcos Gonçalves, executivo de operações do Covabra Supermercados, reforça a necessidade de planejamento antecipado. "Ajustamos as escalas, principalmente nos horários de pico, para atender ao aumento do fluxo de foliões. Isso impacta positivamente a experiência do cliente, que percebe um atendimento diferenciado", afirma.
Bebidas e snacks na comissão de frente
Quando o assunto é estoque, as redes precisam estar atentas às demandas específicas do período e Machado ressalta que o Carnaval é sinônimo de festa para alguns e descanso para outros. “Influencia diretamente as categorias de produtos mais procuradas. Bebidas, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas, são fundamentais. Cerveja, refrigerantes, água de coco e até isotônicos têm alta demanda. Já nos alimentos, snacks e itens de fácil consumo são os preferidos", detalha o professor.
Gonçalves complementa que o Covabra investe em festivais temáticos para atender a essa demanda. "Destaque para cervejas, vinhos espumantes, energéticos e itens para churrasco. Começamos a estocar esses produtos dois meses antes para evitar rupturas", ensina o executivo da rede varejista.
Conectando as marcas com os foliões
Segundo Marcos Machado, a comunicação durante o Carnaval é um desafio que exige criatividade e estratégia e, para isso, o professor sugere que as redes acompanhem as mudanças nos hábitos de consumo de mídia do público. "Talvez o consumidor esteja mais atento ao noticiário para saber sobre a previsão do tempo ou os horários dos blocos. É preciso deslocar a comunicação para onde o público está, seja na rua, seja nas redes sociais", explica.
Machado também alerta para a importância de manter a autenticidade da marca. "Fazer piadas ou trocadilhos com o Carnaval pode funcionar, mas é essencial que haja uma conexão com a identidade da marca. Não vale tudo só porque é festa", pondera. “No Covabra, a estratégia inclui campanhas 360º, com mídia online e offline. Utilizamos tabloides, material de PDV e ofertas exclusivas. Nas redes sociais, contamos com influenciadoras para dar vida à nossa comunicação", emenda Marcos Gonçalves.
Eficiência operacional como base do sucesso
De acordo com o professor da FIA Business School, garantir a eficiência operacional durante o Carnaval é mais um desafio que exige planejamento e execução impecáveis das redes varejistas. “O segredo está em fazer bem feito o que já é feito durante o ano todo. Colaboradores bem treinados e informados sobre as mudanças no comportamento do público são a chave. Além disso, é crucial deslocar a força de trabalho para os pontos de maior movimento", enfatiza Machado.
O executivo de operações do Covabra Supermercados concorda com o professor e destaca que o aprendizado de edições anteriores é fundamental para o sucesso. "Focamos na execução em loja e em toda a comunicação 360º. Sabemos que categorias como energéticos, cervejas e água têm demanda forte, então nos preparamos com antecedência", finaliza Marcos Gonçalves.