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Varejo
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Por Redação
29 de janeiro de 2024

Como as marcas de cerveja devem ativar a categoria no varejo para o Carnaval 2024

Especialistas destacam diversificação, experiências sensoriais e ações no PDV para dar visibilidade no período de folia

No Brasil, uma das datas comemorativas mais importantes para as marcas de cerveja é o Carnaval, onde o consumo da bebida dispara em relação à média anual. Um estudo feito pela Scanntech mostra que, em 2023, o consumo de cerveja teve um aumento de quase 35% no período de folia. Neste cenário, a disputa pela preferência do consumidor fica mais intensa entre as marcas da indústria cervejeira, que investem cada vez mais em inovação.

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De acordo com Felipe Salvador, consultor de varejo na Selbetti, as estratégias para a categoria de cervejas no varejo brasileiro durante o Carnaval 2024 refletem a busca por inovação e experiências únicas de consumo. “A indústria cervejeira, alinhada às demandas de um consumidor cada vez mais exigente, tem investido na diversificação de sabores e estilos de cervejas. Para o Carnaval, espera-se a oferta de produtos que vão além dos tradicionais, explorando ingredientes inusitados e criando experiências sensoriais exclusivas”, diz.

Para Salvador, existem diferentes aspectos que as marcas devem trabalhar para se destacar neste período. “Diversificação de sabores, embalagens temáticas e colaborações, opções de consumo rápido e embalagens de fácil transporte. Já as estratégias digitais, responsabilidade social e promoções temáticas proporcionam experiências envolventes para os consumidores. Essas estratégias buscam equilibrar tradição festiva e inovação, atendendo às expectativas do consumidor moderno durante o Carnaval brasileiro”, afirma o líder de varejo na Selbetti.

Demanda aquecida e disputa acirrada entre marcas

Eduardo Halpern, professor de Marketing da ESPM, acredita que as marcas cervejeiras precisam se preparar para uma demanda bastante aquecida no Carnaval 2024. “Este deve ser um dos mais movimentados dos últimos anos e as cervejarias precisam se preparar com antecipação de produtos, promoções agressivas e atenção às redes sociais. É importante ter níveis elevados de estoque no varejo para evitar vendas perdidas. Ações promocionais como patrocínio de eventos e ações nos pontos de venda são essenciais para trazer visibilidade em um momento de competição muito acirrada”, explica.

Segundo o professor, as redes sociais das marcas de cerveja precisam traçar estratégias que envolvam o consumidor no ambiente digital também. “É fundamental garantir o engajamento do público nas redes sociais oferecendo conteúdos relevantes, associados aos principais temas em evidência no período de Carnaval. Essa data representa um período importantíssimo no calendário anual das cervejarias e podemos esperar ações significativas dos principais players do mercado”, completa Eduardo Halpern.

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