
Por Redação
8 de julho de 2025Frutas vermelhas e cítricas se destacam no inverno
Para chamar atenção dos consumidores, supermercados podem apostar na estratégia de cross-selling no ponto de venda
As temperaturas caem e a vontade comer alimentos quentes e calóricos aumenta, mas para manter a saúde em dia é importante seguir a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) que é importante para a saúde consumir 5 porções de frutas e verduras (mais ou menos 400 g) por dia. Por isso, para atrair os consumidores para a seção de hortifrúti, mesmo em dias frios, os supermercados precisam usar algumas estratégias.
LEIA TAMBÉM
Como trabalhar a marca própria em produtos com maior valor agregado?
Rotisseria oferece praticidade aos consumidores, e se transforma em importante estratégia de fidelização no supermercado
Segundo Wagner Garcia, diretor de Operações da Benassi São Paulo, fornecedora de frutas para varejistas como a Coop, nesta época do ano, as frutas vermelhas, como amora, mirtilo, framboesa, uva (com preferência para as sem sementes) e morango, além do kiwi (com destaque para o de polpa amarela), ganham mais espaço. Para chamar a atenção dos consumidores, o executivo aconselha a dar destaque para as frutas, colocando-as em locais de maior visibilidade e de grande circulação. “É indicado fazer cross-selling das frutas com chocolate e utensílios para um bom preparo de fondue”, fala Garcia.
Uma boa apresentação também é importante. “A montagem de pontos extras e exposições atrativas desperta o interesse do público. Além disso, ações de degustação contribuem para aproximar o consumidor, permitindo que ele comprove na hora a qualidade e o sabor das frutas”, diz Fábio Bergamaschi, gerente Comercial de FLV do Sonda Supermercados.
Para o executivo do Sonda, uma categoria que tem bastante aceitação esta época é a de frutas cítricas, principalmente por estarem na alta temporada. “As frutas cítricas, como laranjas e mexericas, ganham destaque durante o inverno. Além de serem frutas da estação, o que garante maior frescor e abundância, o clima frio contribui para deixar a casca mais viva e atrativa. Outro fator relevante é o alto teor de vitamina C, essencial para fortalecer a imunidade nesta época do ano”, explica.
A experimentação nas lojas ajuda a convencer o cliente da compra. “É comum a realização de parcerias com fornecedores para promover degustações, seja em forma de sucos ou com porções de frutas frescas cortadas. Essas ações incentivam a experimentação e estimulam o consumo, destacando os benefícios das frutas para a saúde durante o período mais frio”, conta Bergamaschi.