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Varejo
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Por Redação
2 de setembro de 2025

Momento de ressignificar o negócio e agregar valor

Sob liderança de Celso Furtado, Coop aposta em reposicionamento e investimentos para crescer no ABC e interior de São Paulo

Há um mês à frente da Coop como diretor geral, os desafios são imensos para Celso Furtado, que retorna a companhia, após passagem anterior de 21 anos pela empresa varejista, no qual começou como estagiário e chegou ao posto de diretor. Nos últimos anos, o executivo atuava como membro do conselho, local onde recebeu o convite para que conduzisse a rede a um novo momento, uma vez que Pedro Mattos deixaria o cargo após três anos.

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Faz parte da estrutura da Coop hoje 36 lojas, 71 drogarias e um Centro de Distribuição, estrutura concentrada em quase sua totalidade da região da grande São Paulo e interior do estado. “Somos a maior cooperativa de consumo da América Latina, e pretendo fazer com que a Coop volte as origens, ficando próximo dos colaboradores e cooperados”, ressaltou o executivo, durante coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (01/09), na sede da companhia, em Santo André (SP).

Durante a conversa, Furtado afirmou que nesse momento a empresa rediscute o seu planejamento estratégico para os próximos anos, principalmente 2026. O objetivo também é mapear oportunidades, dentro de “casa” e no mercado. “Onde houver oportunidades, a Coop aproveitará. O nosso compromisso é, daqui para frente, estar atento para atender cada vez melhor o cooperado. 92% da nossa venda é identificada, e vamos fortalecer o número de associados”, ressaltou.

Outro tema abordado pelo executivo foram os impactos do cenário econômico no negócio, bem quais serão as estratégias para manter a eficiência e uma política de preços competitiva. “O nosso papel é atender ao maior número de cooperados a um preço menor. Queremos transferir o mínimo de impacto possível para o nosso cliente. Cada vez mais as pessoas consomem nos lares. Isso acontece porque as famílias desejam mais qualidade e indulgência na alimentação. Temos que ser competitivos”, afirmou.

Quanto aos desafios, recuperar a essência e a produtividade são alguns deles, assim como buscar estratégias para trazer e capacitar a mão de obra. A “falta” de profissionais capacitados também necessitará de estratégias mais eficientes. Pessoas são o desafio das empresas e isso acontece também no varejo. Hoje existe uma preocupação com a formação de profissionais. Precisamos buscar políticas efetivas para inspirar as pessoas para trabalharem no setor. Sou um exemplo disso. Sou o primeiro presidente formado dentro da cooperativa”, explicou.

A diversidade também deve ser um pilar cada vez mais relevante dentro da companhia, na visão de Furtado. “A diversidade na mão de obra é importante. Uma loja deve ser polivalente, uma vez que atende vários tipos de públicos. A Coop deve se preparar para isso”, ressaltou.

Olhar direcionado

Com passagens pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), pela própria Coop, além de Roldão e Grupo Pereira, Furtado vive e enxerga as mudanças e oportunidades que têm impulsionado as empresas varejistas brasileiras. E segundo ele, em parceria com o conselho da empresa, a Coop deverá redobrar esforços e investimentos para se tornar ainda mais competitiva frente aos concorrentes e formatos.

  • Atuação digital

A Coop cresce ano a ano nas vendas online, mas o objetivo é ampliar ainda mais a operação digital. “Colocaremos mais investimentos. No comércio eletrônico a empresa já vem crescendo, mas o objetivo é adicionar ainda mais energia nesse canal a partir de agora, uma vez que enxergamos como pilar e uma frente de negócio importante para a cooperativa”, afirmou.

  • Retail Media

Com foco na experiência do cliente, a estratégia deverá crescer ainda mais nas lojas. “Fomos pioneiros na instalação das TV interativas e também no uso do self checkout. Um dos meus objetivos é trabalhar melhor a experiência para o consumidor, junto com a indústria, e atrair os mais jovens usando a estratégia da gamificação”, disse.

  • Marca própria

Os produtos com este perfil deverão crescer a importância no mix das lojas da Coop. “Considero algo importante e a ganharemos competitividade com essa estratégia. Queremos tornar a nossa marca própria protagonista”, ressaltou.

Comentários(1)
Joao Baptista de Castro Meira
03 de setembro de 2025 às 12:02

Parabéns Celso, boa Sorte nessa nova Empreitada, Competência para isso você tem!!!

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