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Varejo
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Por Redação
1 de janeiro de 2025

Redes que ofertam cartão de crédito próprio: estratégia vale a pena?

Private label continua relevante como ferramenta para fidelizar clientes e agregar valor à experiência de consumo

Carrefour, Pão de Açúcar, Atacadão, Lopes, Da Santa, Coop... É extensa a lista de redes de supermercados que oferecem cartões de crédito próprio, também chamados no mercado de cartões private label. A estratégia não é nenhuma novidade, mas costuma se tornar alvo de debate em tempos de recessão e dificuldade econômica, principalmente entre as classes C e D. Para quem deseja implementá-la em 2025, vale a pena se atentar a esses pontos-chave:

Pouco risco de inadimplência

O cenário econômico brasileiro se revelou bastante complexo em 2024, com variações nas taxas de inadimplência e juros ao longo do ano. Porém, segundo especialistas, a inadimplência em relação ao cartão de crédito private label em geral não é preocupante. O motivo é que descontos exclusivos e incentivos como cashbacks facilitam o pagamento das faturas em dia.

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Ticket médio elevado

O ticket médio de quem compra usando esses cartões é superior ao ticket médio da loja, pois os clientes não só os adotam como uma ampliação de crédito como também fazem compras planejadas e em maior volume. Outra conquista relevante é a possibilidade de levar para casa produtos de maior valor agregado, como vinhos, devido às condições diferenciadas como descontos e parcelamento para itens de maior valor.

Vantagens econômicas

O cartão próprio vai além de ser apenas uma ferramenta financeira: ele oferece um conjunto de vantagens que atendem às necessidades reais do consumidor. Em tempos de recessão e de necessidade de economizar, principalmente entre clientes das classes C e D, os benefícios adicionais como descontos e serviços integrados fazem a diferença e são uma oportunidade de fidelizar e conquistar clientes de forma estratégica. Vantagens como descontos em medicamentos e maior poder de compra através do parcelamento agregam valor e ajudam a aliviar os desafios financeiros do dia a dia.

Fidelização

O private label é um instrumento interessantíssimo para reter clientes, principalmente se oferecer programas de recompensa. Oferecer cartões é como dizer aos clientes que eles fazem parte de um grupo seleto e especial.

CRM assertivo

Além da viabilidade de trabalhar com público de qualquer renda, o cartão de crédito próprio possibilita conhecer os hábitos de consumo dos clientes. Isso inclui dados sobre quais produtos são mais comprados, com que frequência os clientes vão à loja e quanto gastam em média. E isso, consequentemente, direciona as estratégias de marketing, ofertas e sortimento de modo mais eficaz.

Benefícios e flexibilidade

Parcerias podem permitir o uso do cartão não só na rede de supermercado, mas também em outros estabelecimentos comerciais das proximidades e ofertar acesso a descontos exclusivos em farmácias, consultas de telemedicina, exames laboratoriais e até seguros para smartphones.

Fortalecimento da marca

Autoridade, diferenciação frente à concorrência e preocupação com o consumidor são algumas das impressões que o private label pode suscitar entre os clientes.

FONTES: Alexandre Ribeiro, CEO na R-Dias Especialistas em Varejo, e Julio Aoki, fundador do Hortifruti Da Santa, em São Paulo (SP).

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