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APAS SHOW
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Por Redação
14 de maio de 2025

Mudanças climáticas já impactam decisões de compra

Estudo inédito “O Varejo em um Mundo de Transformação” é divulgado durante a coletiva de imprensa no Festival APAS SHOW 2025

Mudanças no comportamento de consumo, troca ou substituição de produtos, redução do consumo de itens mais caros da cesta, como café e azeite, refletem influências das mudanças climáticas e as novas tendências que moldam o cenário atual do varejo.

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O estudo revela que 95% dos participantes perceberam alterações na oferta de produtos devido a fatores climáticos, refletindo uma nova realidade no mercado. Nos últimos 12 meses, 71% dos consumidores mudaram seus hábitos. Mais de 59% passaram a consumir produtos mais saudáveis, 35% optaram por produtos mais baratos, e 32% buscaram opções mais sustentáveis e fáceis de preparar.

Além disso, 64% dos entrevistados relataram ter mudado ou substituído marcas em resposta ao aumento de preços, evidenciando a adaptação às condições que impactam diretamente suas escolhas.

“O consumidor já entendeu que é necessário fazer substituições. As altas do café, da carne, dos ovos e do azeite, inclusive, estão entre os itens mais falados e substituídos”, comenta Fabiano Benedetti, Diretor de Marketing e Negócios da APAS.

O volume de consumo de proteína, nos primeiros meses de 2025, mostrou a diminuição nas categorias de carne bovina (-6,2%) e suína (-5,6%), enquanto o consumo de ovos (3,6%) e frango (3,4%) registrou crescimento. Além disso, a pesquisa aponta uma mudança significativa de sucos prontos para refrigerantes zero. “Observamos também que 60% dos consumidores relataram alterações no volume de bebidas consumidas”, comenta Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS.

Famílias menores e menos filhos

Os dados demográficos apurados durante o estudo mostram mudanças sociais: redução da taxa de natalidade no Brasil, que caiu de 2,31 filhos por mulher em 2000 para 1,57 em 2022; e a diminuição do tamanho médio das famílias, de 3,31 pessoas em 2010 para 2,79 em 2022.

Os dados refletem no contexto das compras, 7 em cada 10 consumidores frequentam mais de uma loja por mês, com os supermercados de bairro sendo utilizados principalmente para compras de reposição (54%). A análise do comportamento de compra online indica que 66% dos consumidores priorizam o preço, embora a percepção de variedade e sortimento tenha adquirido maior relevância ao longo dos anos. O e-commerce continua a crescer, fechando 2024 com um aumento de 16% no faturamento, superando o crescimento de 6,3% do varejo alimentar.

“O consumidor que opta pelo online compra porque conhece o produto e gosta. Quando a compra é na loja física, o que ele procura é experiência. A jornada do consumidor é, portanto, cada vez mais multicanal e complementar entre as compras online e nas lojas físicas. O Consumo não acaba, apenas migra”, diz Thomaz Machado, CEO da Scanntech Brasil.

Um setor que vem registrando crescimento vertiginoso é o de produtos para Pets, com um aumento no número de lares com animais de estimação. “O comportamento do consumidor muda à medida que a cesta Pet cresce 22 vezes mais que o varejo tradicional”, afirma Benedetti. Mais de 27% dos entrevistados, também comentaram que deixaram de frequentar lojas que não permitam a entrada de seus bichinhos.

A pesquisa “O Varejo em um Mundo de Transformação” ouviu 1.086 entrevistados em todo o Brasil, entre 13 e 18 de março de 2025, com uma média de idade de 36 a 42 anos. O estudo foi uma parceria da APAS e Scanntech, divulgado durante a coletiva de imprensa da APAS Show, o maior festival de varejo do mundo.


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