Por Dill Casella
19 de novembro de 2024A magia da gentileza
Confira o novo artigo exclusivo de Dill Casella para a SuperVarejo
Estamos chegando numa época do ano de luzes brilhantes, quando ficamos mais sensíveis e o calor dos reencontros torna do amor um ato exponencial.
A nossa função como supermercadistas vai muito além de abastecer as mesas fartas, as viagens de final de ano e os presentes aos entes queridos dos nossos clientes.
Precisamos pensar em gerar conexões e gerarmos a melhor experiência para nossos clientes.
Mas, por favor: não adianta tocar musiquinhas de Natal, colocar gorrinhos de Papai Noel nos funcionários e as atitudes não focarem em ações de acolhimento.
Quero hoje falar com você, supermercadista, como se eu estivesse olhando em seus olhos, sobre a Magia da Gentileza.
Menciono aqui o “Profeta Gentileza”, que inspirou Gonzaguinha e Marisa Monte em canções que reproduziam o sentimento de amor e humanidade nas palavras ditas nas várias cidades por onde Gentileza passava.
Não posso deixar de aproveitar citações do Profeta, do tipo “gentileza é o remédio para todos os males” ou o mais famoso: “gentileza gera gentileza, amor” e trazer essa filosofia para dentro dos supermercados.
Ora, por favor, não venha dizer ou pensar que este artigo está “cabeça demais” ou é inadequado para o varejo.
Por mais que nossos clientes e funcionários (e por que não dizer de nós mesmos, gestores das lojas?) estejam de cara fechada, ocupados com fatos reais, virtuais e até fantasias de redes sociais e não demonstrem acolhimento, o momento pede que tomemos a frente em atitudes gentis.
Gentileza é feita de gente! Só tem propósito se for para transbordar a si e ao outro.
São gestos simples que podem começar com um sorriso sincero (sugiro que leia meu artigo anterior aqui na SuperVarejo).
O sorriso sincero é uma das mais plenas manifestações do que se está vivendo no “agora”. É humano, é natural estarmos o tempo todo obcecados com erros do passado ou com a insegurança do que pode estar à nossa espera no futuro. O sorriso quebra isso, conecta com o desfrute do momento. É simples e envolve menos musculatura que franzir a testa...
Não importa se não seremos correspondidos imediatamente, mas o gesto lança positividade, sentimento de amorosidade.
Outras manifestações aos nossos clientes são absolutamente possíveis nessa época especial e por que não permanecer com essa atmosfera pra o resto do ano que vem?
Falo aqui de cuidados, de proatividade, do prazer em servir, surpreender, propor experiências inesquecíveis e, consequentemente, fidelizar.
São as pequenas atitudes que iluminam nossos corações e espalham o verdadeiro espírito de Natal.