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Por Leandro Rosadas
7 de novembro de 2024

Como a Black Friday pode alavancar as vendas do setor supermercadista

Confira o artigo exclusivo de Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão de supermercados

A Black Friday é uma data que instiga o consumo, já que a data promete produtos com grandes descontos e, por isso, é tão esperada por muitos no Brasil. Não à toa, cerca de 85% da população já está se planejando para ir às compras no dia 29 de novembro, a data que marca o início das promoções, já que ela se inicia um dia depois do Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. O levantamento realizado pelo Mercado Livre e Mercado Pago, também apontou que o número de interessados cresceu 5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023. O cenário positivo é inegável, principalmente porque a pesquisa também revelou 25% dos entrevistados planejam gastar mais de R$ 2 mil.

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Engana-se quem pensa que os únicos setores que podem ser beneficiados pelo movimento serão o de vestuário e o de eletrodomésticos e eletrônicos. Os supermercados também podem alavancar as vendas durante a Black Friday, porém, é importante ter estratégias para alcançar o aumento das vendas.

Vale ressaltar que diferente de outros setores, são poucos os consumidores que definem previamente os produtos que irão comprar nos supermercados. A maioria age por impulso, por isso, os supermercadistas precisam investir em ações para aqueles consumidores que compram por oportunidade. Uma dessas ações é o planejamento minucioso para o período da Black Friday, já que o público não possui uma lista exata do que irá comprar; há mais chances de colocar produtos ocasionais em seu carrinho. É necessário ter uma preparação e um inventário do estoque, além de criar um cronograma com as tarefas necessárias para os colaboradores manterem a organização do estabelecimento.

O primeiro passo é preparar o estoque. Tenha 15 dias de estoque dos produtos em promoção. Pelo menos 25 itens devem ser colocados em promoção. É claro que isso vai depender do tamanho do seu supermercado. Grandes redes, podem dobrar esses itens. Outro passo importante é disponibilizar formas de pagamento para a Black Friday, como por exemplo: cartão, vale alimentação, entre outros.

O treinamento da equipe é fundamental nesse momento. Os colaboradores precisam saber os itens que estão em promoção, as possibilidades de pagamento. O time precisa estar engajado para entender a necessidade da força extra para reposição de produtos durante a semana de promoções. Outro detalhe que fará toda a diferença é a ornamentação da loja, que poderá ser uma aliada para o aumento de vendas durante o período. Por isso, sinalize ao público que o estabelecimento está participando da Black Friday. Outro ponto beneficiado pela ornamentação é o posicionamento de itens, algo estrategicamente importante para impulsionar a compra do público. Os produtos mais populares podem ser posicionados no fundo da loja. Dessa forma, os clientes precisarão percorrer os corredores para alcançar o produto de interesse. Esse deslocamento faz com que outras ofertas e produtos, possivelmente, sejam vistos.

Atualmente, a cereja do bolo é o planejamento de divulgação. Movimente as redes sociais com a mesma identidade visual da loja. Avise dias antes que o supermercado entrará em Black Friday, seja pelo whatsapp, carro de som, cartazes. A forma vai depender do tamanho, localização da loja e público alvo.

Outro ponto relevante para o sucesso da Black Friday no setor de supermercados é o investimento em análise de dados. Com base em históricos de vendas de anos anteriores, é possível identificar os produtos mais procurados e os horários de maior movimento. Isso auxilia na organização da equipe e no planejamento logístico, garantindo que os itens mais populares estejam sempre disponíveis nas prateleiras. Além disso, a análise de dados permite entender o perfil do consumidor e preparar campanhas personalizadas, aumentando a eficiência das promoções e a satisfação do cliente.

A criação de ofertas especiais para produtos sazonais e festivos também pode ser uma estratégia eficaz para supermercados durante a Black Friday. Muitos consumidores aproveitam a data para adiantar compras de fim de ano, por isso, incluir itens como panetones, chocolates, bebidas e outros produtos típicos do Natal em pacotes promocionais pode ser uma forma de atrair mais clientes e aumentar o ticket médio das compras. Essas ofertas podem ainda ser ampliadas para incluir kits de presentes ou cestas, especialmente em formatos que agreguem valor, incentivando a escolha desses produtos.

Por fim, é essencial que os supermercados estejam atentos à experiência de compra do consumidor durante a Black Friday. Evitar filas longas e garantir a agilidade no atendimento são diferenciais que podem fazer com que o cliente retorne em outras oportunidades. Automatizar processos de pagamento, oferecer opções de autoatendimento e implementar uma equipe de suporte para dúvidas frequentes sobre descontos e parcelamentos contribuem para um ambiente mais agradável. Esse cuidado na experiência do cliente fortalece a reputação da loja e amplia as chances de fidelização, mesmo após o período promocional.

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