Por Leandro Rosadas
29 de janeiro de 2025Formas de pagamento: as 5 melhores estratégias para transformar o seu supermercado
Confira o novo artigo exclusivo de Leandro Rosadas para a SuperVarejo
Para muitos supermercadistas, o momento do pagamento é apenas um fechamento de venda do seu público. Mas, a verdade é que se torna uma oportunidade para aplicar novas estratégias que podem fidelizar seus clientes e assim aumentar o ticket médio, fazendo com que a sua empreitada tenha um crescimento exponencial. Não à toa, um levantamento feito pela Mastercard revelou que 89% dos brasileiros estão dispostos a testar novos métodos de pagamento e que 55% priorizam conveniência na hora de pagar. Já os divulgados pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 15% dos estabelecimentos disseram que o método preferencial de pagamentos pelos clientes já é o PIX. Enquanto o uso do cartão de débito apresenta um índice de 12%, o cartão de crédito ainda é a opção para a maior parte dos clientes, com 73% de preferência.
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Se atentando aos novos modos de consumo do público, já há redes supermercadistas implementando o uso da criptomoeda, demonstrando que inovar nas formas de pagamento pode alavancar o seu estabelecimento no ranking de liderança neste setor. O novo método pode ser desafiador para muitos, mas há diferentes estratégias que podem ser aplicadas. A seguir, apresento formas práticas, com cinco ações concretas para cada uma, que vão transformar o caixa do seu supermercado em um diferencial competitivo:
1. Priorize a diversificação de opções de pagamento:
Se o cliente chega ao caixa e não encontra a forma de pagamento que prefere, sua experiência é frustrante, o que pode fazer com que desista de sua compra. PIX, cartões de crédito, débito, carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay, Apple Pay, vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR) são indispensáveis atualmente. Criar assinaturas recorrentes de cestas de produtos, como a cesta básica, também é uma estratégia positiva.
2. Ofereça o parcelamento inteligente
É importante manter em mente que o parcelamento é um hábito do consumo brasileiro muito comum. Produtos de maior valor agregado, como cestas especiais e carnes nobres, vendem muito mais quando o cliente pode pagar em várias vezes. Pensando nisso, é válido oferecer parcelamento sem juros para compras acima de valores definidos, como R$ 300, firmar parcerias com bancos e operadoras de cartão para reduzir taxas também é algo positivo. Mas, vale ressaltar que é essencial destacar a possibilidade de parcelamento com cartazes nos pontos de venda.
3. Use o PIX como ferramenta estratégica
Apesar de ser um método de pagamento rotineiro na vida dos brasileiros, ainda há formas de aproveitar sua eficiência no caixa, aumentando as vendas, principalmente porque reduz os custos operacionais. As principais ações para implementar a tática são: a disponibilidade de cashback para compras feitas com PIX acima de valores específicos, a oferta de descontos fixos para pagamentos neste método, como 5% off acima de R$ 50, a divulgação da transação imediata como a opção mais prática e econômica nos pontos de venda também é fundamental.
4. Invista no autoatendimento com telas modernas
Atualmente é comum que o público busque ter o atendimento mais eficiente e que possibilite a otimização do seu tempo, principalmente aqueles que estão fazendo uma compra mais enxuta, com menos itens em seu carrinho. Segundo o levantamento ‘Self-Checkout System Market Report’, elaborado pela Global Market Insight, 7 em cada 10 brasileiros optam pelo self-checkout a pesquisa também revelou que os autoatendimentos devem registrar uma expansão de 11% por ano até 2027. Contando com essa previsão, é indicado instalar terminais nas entradas e saídas da loja, configurar as telas para exibir promoções ou combos durante o pagamento, oferecer descontos para compras feitas no self-checkout e promover o sistema com frases como: “Sem fila, sem espera – pague você mesmo, rápido e fácil!”.
5. Aceite criptomoedas e se torne uma marca inovadora
Adotar criptomoedas, como Bitcoin ou Ethereum, é uma maneira de se posicionar como uma marca inovadora. Essa estratégia atrai consumidores jovens e tecnológicos, além de turistas estrangeiros. Instale QR Codes nos caixas para facilitar pagamentos em criptomoedas, promova descontos exclusivos para quem utilizar o método, especialmente em itens premium, como vinhos e carnes nobres e divulgue nas redes sociais que sua loja aceita esse tipo de pagamento com frases como: “Sua compra, sua escolha. Agora você pode pagar com Bitcoin aqui!”. Vale ressaltar que é essencial treinar sua equipe para explicar aos clientes como pagar com criptomoedas, garantindo segurança e confiança no processo.
Se atente ao Procon
É importante ressaltar que todo fornecedor deve informar, em local e formato visíveis ao consumidor, eventuais descontos oferecidos em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado, segundo o Art. 5º da Lei 13.455/2017.