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Por Kátia Bello
29 de agosto de 2024

Layout do supermercado pode reduzir a folha de pagamento

Nesse artigo, Katia Bello comenta como o supermercadista pode garantir a eficiência dos funcionários

Resolvi escrever sobre este tema porque esta semana estive em reunião com dois varejistas de portes e regiões diferentes e ambos estavam relatando como está difícil conseguir manter o quadro ideal de funcionários para a operação.

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Não é de hoje que o custo com mão de obra é um componente extremamente importante no resultado dos supermercados, contudo a falta de mão de obra para alguns setores do supermercado é recorrente, assim como o turnover que impõe um desafio constante ao treinamento e à excelência no atendimento ao cliente tão desejada!

É aí que entra a arquitetura e mais especificamente o layout da loja. Você já parou para pensar que quando você decide implantar uma opção de layout A ou B você pode estar onerando ou desonerando sua folha de pagamento?

A desoneração aqui não tem nada a ver com aquela dos impostos e sim com a diminuição da quantidade de funcionários necessária para operar a loja. Um layout ruim tem o poder de onerar (fazer você gastar mais do que precisa com funcionários) da mesma maneira que um layout inteligente vai propiciar a eficiência dos funcionários (reduzindo custos). Darei um exemplo simples para ilustrar uma das ferramentas que utilizamos para construir layouts eficientes. Quando vamos projetar a área do açougue, começamos sempre pela a intenção principal: gerar maior volume de vendas em carnes embaladas no autosserviço, ou com o serviço de atendimento. Neste momento começam as nossas decisões de projeto, pois dependendo da experiência de compra que vamos entregar ao cliente, adotamos técnicas específicas no desenho de layout que será feito.

Aprofundando um pouco mais no exemplo, num açougue onde a maioria das vendas serão de autosserviço é prioritário que a porta de acesso do preparo esteja o mais próximo possível da área do balcão que concentrará a reposição dos itens de maior giro, o que fará com que o percurso de abastecimento seja mais rápido gerando eficiência, redução de tempo de deslocamento necessitando de menos pessoas para a tarefa. Este é apenas um pequeno exemplo, pois para todas as categorias do supermercado, existem técnicas de layout para redução de custos, não somente de folha de pagamento, mas também de implantação e manutenção.

Outro ponto importante quando se faz um investimento em layout de supermercado é pensar como as tecnologias existentes e as que estão por vir podem ser implantadas neste layout, porque todo investimento feito em equipamento demorará um tempo para se pagar. Será que o layout que você está implantando hoje já está prevendo os upgrades tecnológicos que já existem e que estão por vir?

Quem já viu no exterior robô que assa pães e os coloca no equipamento para que o cliente se sirva sem a necessidade de nenhum funcionário no processo, já está se perguntando quando o custo desta tecnologia vai baixar para que possamos implementá-lo no Brasil...

O layout que você está implantando hoje está levando em conta todos estes fatores? Me conta aqui nos comentários ou nas minhas redes sociais!! @katiabelloopus

Comentários(3)
Regina Blessa
05 de setembro de 2024 às 15:25

Muito bem Katia, é assim mesmo que reduzimos o gasto com funcionários e o tempo de consumidor em encontrar os produtos.

Responder
Paulo Rafael Scopetz
02 de setembro de 2024 às 19:59

Ótimo artigo Katia, parabéns!

Responder
José Carlos Scallet
30 de agosto de 2024 às 12:42

Parabéns ,pela tese ,seria uma das Soluções .... Abraços. ..

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