Por Dill Casella
26 de agosto de 2024O supermercado é um organismo vivo
Confira o novo artigo de Dill Casella para a SuperVarejo
Dona Rose é uma senhorinha plugada em
informações, nas novidades do bairro, redes sociais e rodas de conversas da
ginástica.
- Dona Rose, está sabendo da novidade?
- Que novidade? – As pupilas de Dona Rose se dilatam, os ouvidos, já um pouco debilitados pela idade, ajustam a atenção para capturar a voz de Dona Márcia.
- Vai inaugurar um novo supermercado no bairro! Dizem que é moderno, cheio de novidades, muito melhor que o do “Seu Alfredo”...
Imediatamente o cérebro de Dona Rose passa a criar imagens mentais: imagina-se chegando ao novo local, festa de inauguração na porta com algodão doce, pipoca e música.
Entre na loja e percebe a organização impecável, gôndolas arrumadas milimetricamente, com muita oferta de marcas e variedades. Os corredores são largos, limpos e brilham como o piso da casa da falecida mãe.
A iluminação torna tudo muito claro, visível, fácil de ler rótulos, prazos de validade, ofertas e promoções.
Os setores de açougue, padaria e frios são dignos de fotos de revista!
Tudo está muito bem sinalizado e os funcionários: todos com um sorrisão no rosto, uniformizados, proativos para ajudar, para fazer a melhor recomendação de produtos, para lembrarem de produtos faltantes na listinha.
- Dona Rose? Dona Rose?
Aquela voz interrompe o sonhar acordado e traz novamente a senhorinha para o ambiente da academia.
- A senhora estava longe, hein! Eu lhe chamei umas dez vezes.
- Ah, minha filha – dirigindo-se à educadora física – estava num mundo de perfeição...
Termina sua sessão de exercícios, pega sua mochilinha e vai caminhando pra casa.
No caminho, resolve passar no Supermercado do “Seu Alfredo”.
Hummmm, tudo muito diferente da expectativa criada com a novidade no bairro. E a “senhorinha” não se contém e manda para o dono da loja que está na porta do estabelecimento:
- “Seu Alfredo”, a concorrência está chegando, o senhor está sabendo?
- Claro que sim, mas meus clientes são fiéis e vão continuar comprando de mim. O “forasteiro” é que vai quebrar a cara...
Dona Rose solta a mochilinha no chão, coloca a toalhinha no pescoço e liga o alerta de colisão:
- Seu Alfredo, o supermercado é um organismo VIVO, que precisa estar em constante transformação, evolução e modernização.
“Clientes são novidadeiros e amam algo que remeta à sua evolução social. Olhe criticamente para o seu ambiente, instalações, uso de tecnologia, arquitetura, treinamento dos funcionários. Esteja presente em eventos do setor..."
- Quem a senhora está pensando que é? Aqui sou eu quem dito as regras!
- Quem sou eu? Eu sou seu anjo da “não acomodação”, agente da mudança, provocadora da sua sobrevivência...
Sr. Alfredo, subitamente, perde o foco da conversa, se deslumbrando com o próprio histórico de sucesso... quando retoma para o presente, não encontra mais Dona Rose ao seu lado. A realidade bruta explode e salta à sua frente!
Olha para dentro da loja e lagrimas escapam de seus olhos, misturados a um sorriso de lucidez e decisão para transformar o futuro.
E assim o fará com todas as suas forças!
Excelente artigo! O supermercado é um organismo vivo, pulsante e dinâmico. O Dill Casella consegue contar uma ótima história que faz sentido!!!
Excelente Dill. Mas diria que não somente o Supermercado, mas o varejo como um todo, em especial aquele relacionado com alimentação. Afinal, o bar da esquina sempre vai perder para um BOTECO bem transado e com uma carta de cerveja diferente, por exemplo, concorda?? amplexos saudosos