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Por Kátia Bello
27 de setembro de 2024

Seu supermercado vende tempo?

Nesse artigo, Kátia Bello explica como projetar a loja de maneira profissionalizada é crucial para construir uma marca forte

Imagine um supermercado instalado ao lado de uma universidade onde os estudantes fazem as compras de lanches nos intervalos das aulas. Nele o estudante encontra várias opções de lanches gostosos. Ao entrar na loja ele caminha até a rotisseria (que está posicionada no fundo da loja) onde ele retira uma senha e aguarda em média 15 minutos para ser atendido e pegar o lanche. Caso neste dia, o estudante queira além do lanche, uma salada ou fruta pronta para o consumo, ele pode dirigir-se também ao setor de hortifrúti da loja. Na sequencia o estudante cruza a loja para ir até a sessão de bebidas, completando a compra e dirigindo-se finalmente ao caixa, torcendo para ter escolhido a fila certa (que andará mais rápido) totalizando neste processo todo em média 30 minutos do momento que entrou na loja até a saída. Chamaremos este supermercado de “A”.

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Agora imagine que, bem próximo ao supermercado “A” abriu um concorrente que chamaremos de supermercado “B” com mix de produtos e preços similares. Porém o layout do supermercado “B” difere bastante do “A”, ele foi pensado para oferecer uma solução de compra integrada para os estudantes. Quando eles entram, próximo à entrada da loja encontram a área de alimentação, que dispõem de balcões autoserviço onde ele pode pegar lanches recém preparados pela equipe da rotisseira sem precisar ficar na fila. Ao lado dos lanches ele encontra saladas e frutas prontas para consumo manipuladas pelo time do hortifrúti. Nesta mesma área há também alguns snacks e bebidas, o que possibilita comprar o lanche num só espaço, sem a necessidade de cruzar a loja e visitar vários departamentos. Para finalizar a compra de maneira mais rápida o supermercado “B” trouxe uma inovação para o bairro, além dos caixas tradicionais e self-checkouts, ele criou caixas com fila única que tem um agilizador de filas, que nada mais é do que uma pessoa que fica direcionando rapidamente o cliente da vez para o caixa livre, garantindo mais agilidade para o time de caixas e deslocamento de clientes, fazendo com que a fila flua mais rápido. Resultado: o estudante sai do supermercado super contente em média levando 10 minutos do momento que entrou até o momento que saiu!

No supermercado “B” o estudante gastou um terço do tempo que no supermercado “A”. Agora eu te pergunto, o que o supermercado “B” vende além de produtos e serviços? Ele vende economia de tempo!

Neste estudo de caso, se eu ainda te contar mais duas coisas, que o supermercado “B” é o favorito dos estudantes e o ticket médio deles no supermercado “B” é maior que no “A”, você vai concordar comigo que vender “tempo”, comodidade e fazer projetos de loja de maneira profissionalizada com foco no cliente são cruciais para o resultado das lojas e a construção de marcas fortes!

Pense nisto, em época de hipercompetitividade, layout estratégico de loja é coisa séria!

Até breve! @katiabelloopus

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