
Por Redação
13 de novembro de 2023Atividade econômica do varejo cai 2,8% em outubro, de acordo com a Stone
Entre os seis segmentos analisados, todos registraram queda no volume de vendas em comparação ao ano anterior
O Índice de Atividade Econômica da Stone, de outubro, apontou queda anual de 2,8% do volume de vendas do varejo. No levantamento, são consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
Na análise por segmentos, o relatório indicou que nenhum deles registrou um aumento significativo, com o setor de livros, jornais, revistas e papelaria liderando as estatísticas, com uma queda de 9,1%, seguido por hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,7%); tecidos, vestuário e calçados (6%); artigos farmacêuticos (1,6%); móveis e eletrodomésticos (0,6%) e material de construção (0,4%).
"Os resultados obtidos nesta edição revelam uma perspectiva desafiadora para o fechamento do ano. A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a rever nosso diagnóstico anterior de um cenário de melhora para um de estabilidade, mas com cautela. É crucial que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio.", afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
Notícias Relacionadas

Supermercados do Rio de Janeiro apresentaram alta nos preços em 2024
Leia mais
Preços registraram menor resultado no mês de janeiro desde a implantação do...
Leia mais
Vendas no varejo voltam a crescer em janeiro, aponta índice da Stone
Leia mais
Inflação fez brasileiro frequentar diferentes pontos de venda para buscar promoções
Leia mais
Setor de supermercados apresentou alta de 1,5% em janeiro
Leia mais
Confiança da Indústria cai pelo segundo mês consecutivo, aponta FGV
Leia mais