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Economia
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Por Redação
14 de março de 2025

Dia do Consumidor: varejo espera alta nas vendas

Considerada a ‘Black Friday do primeiro semestre’, empresas devem apostar em estratégias de fidelização de clientes e divulgação nas redes

A Black Friday do primeiro semestre, ou o Dia do Consumidor, realizada neste sábado (15), será um termômetro importante do consumo no país em meio a uma conjuntura econômica complexa.

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De um lado, o mercado de trabalho permanece com uma taxa de desemprego historicamente baixa e, por consequência, uma massa de renda que leva as famílias às compras. De outro, a inflação, que permanece acima do teto da meta, o IPCA está em 4,56% no acumulado dos 12 meses até janeiro, forçam os juros altos e, como apontam diferentes indicadores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), impactam a confiança de consumidores e do empresariado.

A FecomercioSP avalia que a demanda por bens essenciais, como itens de saúde, higiene pessoal e beleza terá melhor desempenho do que alguns produtos duráveis, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Os clientes devem encontrar boas oportunidades de desconto em eletrodomésticos e eletrônicos, mas, considerando a atual conjuntura econômica, a expectativa da Federação é de que a maioria adote uma postura mais cautelosa na compra de bens duráveis, normalmente dependentes de crédito e que comprometem a renda por vários meses, com o objetivo de manter o orçamento doméstico sob controle.

Em 2024, vale lembrar, as vendas do Dia do Consumidor no Brasil caíram 2,4% em comparação ao ano anterior, registrando um faturamento de R$ 602,8 milhões no dia 15 de março, de acordo com os dados da consultoria Confi.Neotrust. Além da forte base de comparação (alta de 161%, em 2021, e 16%, em 2022, bem como retração de 21%, em 2023), a estratégia de diluir as vendas ao longo da semana da data em questão ajuda a explicar essa queda.

A Federação reforça, novamente, que por ser uma data em que as pessoas vão comprar itens para uso próprio, segmentos não beneficiados por eventos tradicionais podem aproveitar o Dia do Consumidor para alavancar as vendas. É o caso da comercialização de medicamentos, produtos de higiene, autopeças ou serviços de revisão de veículos, entre outros.

No varejo, especialmente, pode ser o momento para usar alguns itens parados em estoque, que tenham relação com o verão, para incluir nas promoções. Um dos aspectos que deve ajudar os negócios a vender mais é oferecer flexibilidade no pagamento — principalmente com o PIX. Em 2024, ainda segundo dados da Confi.Neotrust, 30% dos pagamentos no Dia do Consumidor do ano passado foram realizados via PIX. No ano anterior, essa taxa havia sido de 17%.

Por fim, o Dia do Consumidor traz a chance não só de aumentar as vendas como também de fidelizar clientes, que permite a boa saúde dos negócios.

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