Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Economia
...
Por Redação
27 de fevereiro de 2025

Gelo saborizado registra crescimento de 41% nas vendas para o Carnaval

As bebidas alcóolicas que tiveram aumento no consumo em janeiro foram licor, vinho e gin

O Carnaval é um dos períodos mais relevantes para o varejo alimentar no Brasil e que impulsiona o consumo em diversas categorias. Segundo estudo da Scanntech, o gelo saborizado apresentou um crescimento nas vendas de 41% em janeiro deste ano, impulsionado pela alta das temperaturas e se consolidou como uma tendência para a data. Os dados indicam que o consumidor tem optado cada vez mais por soluções práticas e diferenciadas para a composição de suas bebidas, um comportamento que deve se intensificar durante os dias de comemoração.

LEIA TAMBÉM
Supermercados se preparam para a folia de Carnaval!
Carnaval 2025 deve movimentar R$ 12,03 bi em atividades ligadas ao Turismo

Além do gelo, os destaques em consumo neste primeiro mês do ano foram as bebidas alcoólicas, sendo elas aperitivos (16,2%), licor (12,4%), vinho (7,2%) e gin (6,8%). Entre os não alcoólicos, as categorias que mais cresceram foram, isotônicos (24%), água (13,3%) e energéticos (5,8%). Os números indicam que, além das bebidas tradicionais do período, há um aumento da busca por opções energéticas e hidratantes, que fazem parte da rotina dos foliões durante os dias de festa. Em relação ao consumo de vinho, o vinho rosé (5,6%) e branco (1,3%) apresentaram uma maior alta em relação ao tinto (-0,1%).

“No ano passado, o consumo de gelo saborizado começou a ganhar força no Carnaval e tudo indica que este ano será ainda maior, já que apresentou crescimento nas vendas de 41% em janeiro deste ano. Cada vez mais, os consumidores buscam soluções práticas para preparar drinks durante as festas. Com o calor, o gelo saborizado se destaca não só pelo frescor, mas também pelo sabor e pela praticidade, garantindo que os foliões aproveitem ainda mais o momento. Outro comportamento que estamos percebendo é o aumento da venda de isotônicos, que reflete a preocupação do consumidor com a hidratação tanto nas últimas semanas quanto, possivelmente, durante as festas.”, comenta Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Em 2024, os produtos da cesta de Carnaval, que conta com os itens mais consumidos durante a folia, como água, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, salgadinhos, salsicha entre outros, registraram um aumento de 9% no faturamento em supermercados e atacarejos em comparação à média dos demais meses do ano. O setor de bebidas liderou as vendas, registrando um crescimento de 9,1%.

Dentro da categoria, os destaques foram o gelo, que inclui a categoria de gelo saborizado (47,8%), aperitivos (36,6%), água de coco (34%) e água (34,3%). Já em alimentos, os snacks e itens para lanches de rua cresceram 8,8% em comparação ao Carnaval de 2023.

Deixe seu comentário