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Economia
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Por Redação
9 de maio de 2024

Setor de alimentação fora do lar fechou março com aumento de 14,4% nas vendas

As lojas localizadas nos centros comerciais registraram faturamento de 12,9% na comparação com março do ano anterior

O setor de alimentação fora do lar para os operadores vinculados ao IFB (Instituto Foodservice Brasil) fechou março de 2024 com o maior patamar de crescimento dos últimos tempos, o que corresponde ao aumento nominal nas vendas de 14,4% e real (descontada a inflação) de 9,7%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam no Índice de Desempenho Foodservice (IDF), pesquisa realizada mensalmente pela organização, que abrange 17 redes associadas.

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No recorte da Sexta-feira Santa até domingo de Páscoa, essa evolução foi de 17,2%. Já na comparação com mesmas lojas, a alta nominal em março de 2024 foi de 10,8% em relação a março de 2023. No acumulado do ano, por sua vez, o crescimento total nominal foi de 11,5%. O estudo também mostra que a participação do canal delivery representou 22,8% do total das vendas; em março de 2023, o índice era de 21,5%.

As lojas localizadas nos centros comerciais, como shoppings, supermercados e aeroportos registraram variação de faturamento de 12,9% na comparação com março do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 16,2%. 

Quando se fala em ticket médio das redes, a evolução alcançou 2,7% no período de um ano, chegando a R$ 42,50 em março de 2024, contra R$ 41,40 em março de 2023.

“Com o maior desempenho dos últimos tempos, esta edição reforça as perspectivas positivas em torno do foodservice que vínhamos discutindo há algum tempo. Afinal, estamos vivenciando um cenário econômico mais estável. O IDF é um importante indicador de vendas realizado exclusivamente com os associados do IFB e reúne análises que influenciam diretamente a performance do setor”, comenta Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.

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