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Economia
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Por Redação
8 de março de 2024

Vendas no varejo cresceram 0,5% em fevereiro

O setor de bens não duráveis teve aumento de 2,5%, os segmentos de supermercados e hipermercados alavancaram o resultado, de acordo com ICVA

As vendas no varejo em fevereiro de 2024 cresceram 0,5%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 4,7%.

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Efeitos de calendário beneficiaram o comércio do mês em relação ao ano passado. Por se tratar de um ano bissexto, o mês de fevereiro de 2024 teve um dia adicional de atividade comercial. O destaque foi o macrossetor de bens não duráveis, com crescimento de 2,5%. Os segmentos de supermercados e hipermercados e varejo alimentício especializado alavancaram o resultado do macrossetor.

Já os faturamentos dos outros dois macrossetores — bens duráveis e semiduráveis e serviços — apresentaram queda. O macrossetor de bens duráveis caiu 2,1%, com o segmento de vestuário e artigos esportivos puxando o desempenho para baixo. O macrossetor de serviços teve retração de 1,9%. Nesse caso, o setor de estética e cabeleireiros registrou a queda mais acentuada.

“Os cenários dos meses de fevereiro de 2023 e 2024 são similares. Ambos foram integralmente afetados pelo feriado de carnaval — diferente de 2022, por exemplo, quando parte do feriado caiu no início de março. No entanto, o dia adicional fez diferença para alavancar o desempenho positivo de fevereiro deste ano”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. “O resultado expressivo das vendas no setor de varejo alimentício especializado é um indicativo de que os consumidores anteciparam as compras de ovos de Páscoa e produtos afins. Os supermercados e hipermercados, locais onde a exposição e vendas de chocolates são comuns, também se aproveitaram desse movimento”.

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 6,4% em fevereiro. Já as vendas presenciais subiram 4,2% em relação ao mesmo mês de 2023.

Inflação

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a fevereiro de 2023 foram: Sul (-1,4%), Sudeste (-2,6%), Norte (-3,0%), Nordeste (-3,1%) e Centro-Oeste (-4,1%).

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os destaques foram as regiões Sudeste (+2,2%), Sul (+1,8%), Norte (+1,1%), Nordeste (+0,2%) e Centro Oeste (+0,1%).

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