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Por Redação
30 de agosto de 2024

Balanças nos supermercados embarcam em uma jornada de evolução tecnológica

Mais do que pesar, o utensílio pode possuir funções que tornem a rotina de compra mais ágil

As balanças nos supermercados já foram simples instrumentos de pesagem, agora, embarcam em uma jornada notável de evolução tecnológica e conveniência, acompanhando as transformações do setor varejista e as demandas dos consumidores.

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Essa trajetória de inovação demonstra o compromisso do setor supermercadista em oferecer uma experiência de compra mais prática, eficiente e personalizada. As balanças modernas não apenas pesam produtos com precisão, mas também fornecem informações nutricionais, permitem a precificação automática e até mesmo oferecem sugestões de receitas, tornando as compras mais dinâmicas e informativas.

Para Fernanda Bhering, analista de marketing e vendas da Toledo do Brasil, as etiquetas eletrônicas facilitam a implementação das estratégias de precificação, pois permitem mudanças de preço frequentes e em tempo real. “Com as etiquetas, o varejista poderá responder de forma rápida e eficiente a diversos fatores como preço de concorrência, promoções, inflação, demanda, estoque disponível, aumento de custos e outros”, informa. Ela ainda destaca que estes dispositivos possibilitam que o varejo físico atue 100% com a mesma dinâmica dos preços no e-commerce. Além disso, se associada a utilização de um software de Pricing torna o retorno do investimento mais rápido.

Os benefícios são inúmeros como o ajuste dos preços rapidamente em resposta às mudanças no mercado, trazendo vantagem competitiva ao lojista; garantia de que os preços na gôndola e do caixa serão os mesmos reforçando a confiança ao consumidor; redução do tempo e esforço necessários para atualização dos preços e da operação da loja como um todo; atendimento ao planograma da loja; possibilidade de rentabilizar o layout das etiquetas com trade marketing exibindo logos e marcas de produtos, em campanhas promocionais ou no dia a dia do lojista.

A analista explica que a implantação das etiquetas eletrônicas pode ser feita de forma gradual e estratégica. “Iniciar a implementação em um setor específico da loja, onde há maior movimentação e saída de mercadorias, pode ser um excelente começo. A satisfação com os resultados iniciais incentivará a expansão das etiquetas eletrônicas para toda a loja, garantindo assim uma gestão de preços mais eficiente e uma melhor experiência de compra para os clientes”, acredita.

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