
Por Redação
15 de julho de 2025APAS Experience Marília: novos negócios, mais poder regional
Evento, que acontece dia 17 de julho, pretende aprimorar o setor supermercadista no interior do estado de São Paulo, ao fortalecer parcerias e dar visibilidade às redes e às indústrias locais
Com o objetivo de fomentar negócios, potencializar o segmento e a cadeia do abastecimento, gerando valor para empresários e cidades do estado de São Paulo, a APAS (Associação Paulista de Supermercados) promove novas rodada dos eventos APAS Experience em 2025. No total, serão 14 eventos durante o ano, que contarão com representantes locais da indústria e do varejo alimentar, com a proposta de potencializar parcerias e aumentar a visibilidade do setor supermercadista regional.
LEIA TAMBÉM
Do planograma ao realograma: a operação como pilar do gerenciamento por categorias
APAS apoia nova ferramenta do Governo de SP para auxiliar no preenchimento de vagas de trabalho no setor
O primeiro desses eventos é o APAS Experience Marília (SP), que acontece no dia 17 de julho na cidade do interior paulista. Segundo Sergio Reis, diretor da Regional APAS Marília, a cada ano a iniciativa se desenvolve mais e para este ano as perspectivas de negócios e visitação são ainda melhores. “A cidade de Marília vive um cenário econômico muito bom. Estamos recebendo novas empresas, que vêm gerando muitos empregos, e acompanhando o crescimento das já existentes, em plena ampliação de seu parque fabril”, comenta.
Ainda conforme Reis, a área da construção civil no município do interior paulista também está em pleno vapor. Para o setor supermercadista, esse crescimento acaba impactando positivamente nas vendas. “O cenário do varejo alimentar em Marília também é muito positivo. Nós fechamos o primeiro semestre com crescimento, isso muito em virtude do índice de desemprego que está baixo, o que se reflete na melhoria da renda das famílias. Inclusive, também vamos ter um aumento na competição na cidade, estamos recebendo daqui a alguns meses mais uma loja do Mufato, o Max Mufato, montando a sua segunda loja aqui em Marília”, observa o executivo.
Cenário econômico
Para o professor de MBAs da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Roberto Kanter, o APAS Experience atua como catalisador para aumentar a frequência de negócios B2B entre indústrias regionais e redes locais, além de acelerar acordos comerciais diretos — reduzindo custos logísticos e encurtando o tempo de introdução de produtos na gôndola.
“Na prática, isso eleva a frequência de visita das equipes de compras e suprimentos aos produtores locais e melhora o ciclo de reabastecimento, reduzindo ruptura e estimulando promoções cruzadas com maior margem unitária. O impacto direto é no giro e na conversão, com produtos mais alinhados ao hábito de consumo local e maior identificação do consumidor com marcas da própria região”, destaca.
Com cerca de 240 mil habitantes, Marília é um polo regional de influência que abrange municípios como Pompeia, Garça, Vera Cruz, Assis e Tupã. Segundo Kanter, a economia da cidade é sustentada por três pilares principais: agroindústria, setor de serviços e educação superior. O município é sede de empresas de processamento de alimentos, possui expressiva produção agropecuária no entorno e abriga universidades que atraem fluxo populacional e renda mensal per capita em torno de R$ 2.400, acima da média estadual interiorana. A presença de instituições de saúde e ensino particular também sustenta o consumo de bens alimentares em segmentos médios, com baixo grau de informalidade nas compras e relativa estabilidade nos fluxos de consumo.
De acordo com Ahmed El Khatib, professor e coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), o comércio local é diversificado, com bom grau de formalização. Em termos de emprego, a cidade registrou, segundo o Novo CAGED (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), um saldo positivo de vagas em 2023, especialmente nos setores de serviços e indústria. A taxa de desemprego se mantém abaixo da média nacional, em torno de 7%.
Ainda conforme Kanter, Marília tem uma configuração de varejo alimentar dominada por redes regionais, bem como atacarejos e pequenos mercados de bairro. “O shopper mariliense é focado em abastecimento racional, priorizando preço por quilo, promoções segmentadas e marcas locais de valor agregado, sobretudo nas categorias de panificados, lácteos e embutidos”, comenta o especialista.
Com a palavra, os expositores
As expectativas entre representantes da indústria e distribuidores da região em relação ao APAS Experience Marília são as melhores possíveis. Para Fábio Cruz Moleiro, sócio-proprietário da Granja São José, a iniciativa é um ambiente propício para a troca de conhecimentos, prospecção de novos negócios e o estreitamento das relações entre fornecedores e supermercadistas. “Nosso objetivo é fortalecer a presença da Granja São José no mercado regional, expandindo nossa rede de contatos com os varejistas. Esperamos gerar novas oportunidades de negócio”, destaca.
A empresa levará ao evento sua linha completa de ovos frescos em três tipos de apresentações comerciais: venda de caixa fechada a granel, estojos e embalagens com filme plástico transparente. “Apresentaremos também ovos brancos e vermelhos”, conta Moleiro.
Já Washington Reinaldo de Andrade, supervisor de vendas da Marquespan, conta que a empresa de panificação vai apresentar os novos sabores da categoria de confeitaria: profiteroles mousse de maracujá e mousse de limão. “É um encontro fundamental para aproximar a indústria e o público-alvo e recepcionar nossos clientes fortificando os laços do relacionamento comercial. A ideia é fechar boas parcerias e aproveitar o canal direto para apresentar produtos como o nosso pão francês, macio, crocante e dourado”, avisa o executivo.
“Mais do que atender às rotinas comerciais do dia a dia, a decisão de participar do Experience visa ampliar o diálogo com clientes ativos e criar oportunidades reais com os decisores de clientes potenciais”, explica Guilherme Colturato de Marins, diretor comercial da Zilio Alimentos. A companhia marcará presença no APAS Experience Marília com sua linha completa de produtos, na qual se destacam as farofas, as especiarias e os produtos naturais.
Na opinião de Jaime Luiz Shervis, sócio-proprietário da Costa Lavos, o APAS Experience Marília tem uma atuação estratégica importante ao aproximar e viabilizar parcerias com confiabilidade e conexão, promovendo o desenvolvimento do setor supermercadista como um todo. “Nossa expectativa sempre é em promover o crescimento de alianças duradouras e de confiança”, admite. A empresa é referência na produção de pães congelados da região.
O apelo da produção regional, inclusive, é o grande diferencial da série de eventos APAS Experience no ponto de vista de Weverton Tiago Ribeiro dos Santos, um dos sócios da Sabor do Interior. Ele comanda a distribuidora ao lado da esposa, Jessiqueli Araújo Ribeiro dos Santos, e do casal Luís Augusto Fernandes Pereira e Elisangela Cristina Pacanaro Pereira. “Vejo como um privilégio a oportunidade de poder promover as degustações dos produtos da nossa distribuidora nos estantes e apresentar o conceito da nossa empresa aos convidados”, celebra.
A Sabor do Interior estará na APAS Experience Marília com produtos das marcas Família Trevisan (salgados congelados pré-fritos à base de batata, sem conservantes, aditivos ou temperos artificiais), Granja Yuri (ovos brancos embalados em um estojo acrílico, mais seguro para o transporte), Vovó Ilda (pães de queijo produzidos em São José do Rio Preto feitos com queijo da Serra da Canastra) e Cia. da Codorna (ovos de codorna em conserva), e Ovos Dex (obtidos de galinhas criadas livres de gaiola). “Queremos mostrar aos supermercadistas que nossos produtos podem agregar ao negócio deles e firmar boas parcerias”, avisa Weverton.