Por Redação
27 de setembro de 2024Conheça os segredos para destacar a categoria de esmaltes no supermercado
Estratégias inovadoras de exposição, promoções e alinhamento com tendências de beleza são essenciais para impulsionar a venda de esmaltes nos supermercados
A categoria de esmaltes apresenta um grande potencial de crescimento no varejo supermercadista visto que dados da Euromonitor International mostram que o mercado brasileiro de esmaltes cresceu 8% em 2023. Sabendo que o consumidor exige cada vez mais conveniência na hora de comprar, as redes supermercadistas incluem os esmaltes no seu mix de produtos com o objetivo de oferecer itens que não compõem a lista de compras, mas que podem atrair a atenção do consumidor.
De acordo com Mariana Munis, professora de marketing e comportamento do consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a chave para o sucesso na venda de esmaltes nos supermercados é a visibilidade e, para isso, recomenda estratégias de cross-merchandising e collabs com outras marcas. “Uma boa prática é expor o esmalte em áreas inesperadas, como perto do shampoo ou de itens de cuidados pessoais. Isso cria a oportunidade de uma compra conjunta”, explica a especialista.
Segundo Mariana, essa abordagem permite ao consumidor visualizar o esmalte como parte de um conjunto maior de cuidados de beleza, aumentando a chance de compra destes itens. Além disso, a professora reforça a importância de pensar no layout das gôndolas onde os esmaltes serão exibidos. “Recomendo colocar as cores mais vendidas ao final do fluxo e as novidades no início. Ilhas de exposição e pontas de gôndola ambientadas também são eficazes para gerar vendas rápidas de esmaltes nos supermercados”, diz Mariana.
Experiência aprimorada e alinhamento com tendências
A experiência de compra também tem grande influência sobre o comportamento do consumidor. Diana Machado, gerente de compras do Covabra Supermercados, compartilha que a rede fez uma mudança significativa na exposição de esmaltes. “Substituímos os blisters tradicionais por bandejas de acrílico, o que oferece uma experiência de compra muito mais atrativa para o cliente. Agora, os esmaltes estão agrupados por cor, com as novidades sempre em destaque”, afirma.
Essas mudanças trouxeram resultados imediatos e, segundo Diana, a nova exposição trouxe crescimento expressivo nas vendas. “Embora o esmalte não seja um produto de destino para os clientes de supermercado, é preciso constantemente lembrar ao consumidor da sua disponibilidade. Preços diferenciados, boa exposição e divulgação eficaz são essenciais para atrair o cliente e aumentar as vendas”, ensina a executiva da rede Covabra.
Outro ponto crucial para destacar a categoria de esmaltes é o alinhamento com tendências de moda e sazonalidade e Mariana Munis sugere aproveitar datas comemorativas e eventos culturais para ativar as vendas. “Uma data como o Carnaval, por exemplo, é perfeita para destacar esmaltes com cores vibrantes. Durante o mês do orgulho LGBTQIA+, cores do arco-íris podem ser destacadas em pontos-extras da loja”, recomenda.
Desafios da categoria nos supermercados
No Covabra, Diana Machado reforça que o portfólio de esmaltes é atualizado constantemente para acompanhar as tendências de beleza. “Trabalhamos com agilidade no cadastro de novos produtos, mantendo as novidades sempre em evidência para garantir que estamos alinhados com as demandas dos consumidores”, explica.
A gerente de compras da rede Covabra também destaca que promover a venda de esmaltes no supermercado tem seus desafios, principalmente porque a compra de esmaltes geralmente depende de esforços contínuos de marketing. “Precisamos lembrar constantemente aos clientes sobre o produto, seja com promoções, parcerias com marcas ou com uma boa exposição. As promoções têm funcionado muito bem para nós e, recentemente, em uma pequena mudança de exposição, observamos um aumento significativo nas vendas”, conta Diana.
Para aumentar as vendas de esmaltes no supermercado é preciso investir em exposição criativa, promoções sazonais, parcerias e, segundo Mariana, com a aplicação de boas práticas de visibilidade. “O alinhamento com as tendências de beleza, ajuda os supermercados a conquistarem o público e impulsionar a venda de esmaltes. Com a abordagem certa, o esmalte pode deixar de ser um produto de impulso e se tornar parte essencial do mix de compras dos consumidores”, completa a professora de marketing e comportamento do consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.