Por Redação
2 de abril de 2024Primeiro trimestre de 2024 registra redução na diversificação de produtos
O Índice GS1 de Atividade Industrial apresentou uma expressiva variação positiva no acumulado dos últimos 12 meses
O Índice GS1 de Atividade Industrial, medido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, fechou o primeiro trimestre de 2024 uma contração de 9,9% em relação ao quarto trimestre de 2023 no dado livre de efeitos sazonais e de 1,6% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
LEIA TAMBÉM
Fevereiro tem estabilidade em relação ao portfólio de produtos
Em janeiro, indústria reduziu intenção em lançar produtos
Os números não refletem preocupação porque no mês de março passado, o Índice apresentou aumento de 11,5% quando comparado a fevereiro, livre de efeitos sazonais. Já em comparação ao mesmo mês do ano passado, o indicador mostrou redução de 1,4%, considerando o período dos últimos 12 meses, o crescimento acumulado pelo indicador é de 18,9%.
“O mês de março representou o terceiro mês consecutivo com variações ano a ano ligeiramente negativas para o Índice GS1 de Atividade Industrial, diferente do ocorrido no último ano, o que retratou um primeiro trimestre relativamente desacelerado na diversificação do portfólio de produtos para a indústria. Ainda assim, o indicador segue mostrando expressiva variação positiva no acumulado dos últimos 12 meses, a maior desde 2019. Isso indica que, caso os próximos trimestres sejam de atividade mais intensa, 2024 pode se tornar um ano de destaque em relação ao número de lançamento de produtos.”, explica Virginia Vamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.