
Por Redação
14 de abril de 2022Makro Atacadista planeja sua saída do Brasil
A rede do grupo holandês SHV está vendendo todos as suas 24 unidades em São Paulo por um valor entre R$ 2 e R$ 3 bilhões
A Makro, rede atacadista do grupo holandês SHV, está vendendo todos as suas 24 unidades em São Paulo, e consequentemente, deixará de participar do atacado no Brasil, caso as negociações avancem. O grupo, presente no Brasil desde 1970, está cobrando uma quantia entre R$ 2 e R$ 3 bilhões.
O Banco Santander está intermediando as conversas pelo lado da companhia, dando prioridade a grandes redes como Atacadão, Assaí, Fort Atacadista (Grupo Pereira) e Grupo Muffato. Em 2020, a companhia vendeu 28 lojas para o Carrefour por R$ 1,95 bilhão, mas manteve a operação no estado paulista para tentar acelerar os negócios da região.
Conforme os cálculos do mercado, o valor cobrado equivale a uma média por loja de mais de R$ 120 milhões, quase o dobro dos investimentos na construção de uma loja nova média (R$ 40 milhões a R$ 50 milhões) e equipamentos (R$ 15 milhões), sem incluir a compra do terreno. Outra conta envolve o valor das empresas comparáveis. ?O Assaí vale em bolsa hoje 40%, 45% da venda bruta, e o Atacadão um pouco mais, mas eles querem 100% da receita. E o Extra acaba de vender 70 pontos por R$ 4 bilhões, e mesmo considerando que no Extra há reformas, e no Makro nem tanto, ainda está fora de uma faixa razoável?, diz uma fonte a par do tema.
Fonte: Valor
Notícias Relacionadas

Coca-Cola, Bauducco e Lacta são as marcas mais consumidas por brasileiros fora...
Leia mais
64% dos varejistas querem investir mais em transformação digital
Leia mais
60 anos de Grupo Pereira: confira como foi o ano da empresa
Leia mais
Grupo Marche comercializará somente carne suína de animais livres das celas de...
Leia mais
Atacadão e Assaí são os atacadistas mais lembrados pelos brasileiros no Prêmio...
Leia mais
Grupo Pereira celebra 60 anos com duas inaugurações simultâneas
Leia mais
74% dos supermercadistas acreditam que venderão mais na black friday de 2022...
Leia mais
Indústria tem maior índice na intenção em lançar produtos em três anos
Leia mais
Supermercados estão entre os varejistas que mais utilizam apps como canal de...
Leia mais
Produtos com Selo Kosher atraem consumidores de produtos saudáveis
Leia mais
5G traz oportunidades de melhoria na jornada de compra online nos supermercados
Leia mais
Shopper tem aumento de mais de 400% em suas compras programadas
Leia mais