Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Mercado
...
Por Vitor Garcia
30 de agosto de 2022

Produtos licenciados ganham cada vez mais espaço no varejo

Presidente da ABRAL comenta estratégia e categorias que se destacam nos supermercados

As gôndolas que apresentam produtos licenciados estão quase sempre entre as mais quentes dos supermercados e têm maior apelo com o consumidor por estar associado a uma marca famosa, uma celebridade ou um personagem. No Brasil, este mercado ganha cada vez mais força, tanto é que o faturamento das marcas que fazem licenciamento atingiu R$ 21 bilhões em 2021. Segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens, esse montante representa um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

De acordo com Marici Ferreira, presidente da ABRAL, as vantagens mais relevantes para os supermercados que contam com produtos licenciados no seu mix, destaque para o reconhecimento do público-alvo; a diferenciação em relação aos concorrentes; e a rentabilidade através de margens mais altas pela força da marca. ?A imagem vinculada a determinado produto aproxima a marca do seu público-alvo, ao mesmo tempo que diferencia a empresa dos concorrentes e maior alcance de venda. O licenciamento dá mais visibilidade ao produto, e o esforço de marketing acaba sendo menor, já que a licença faz esse papel?, explica a presidente.

Licenciados se destacam nos supermercados

No cenário supermercadista, algumas categorias de produtos têm maior destaque quando se trata de licenciamento de marcas, principalmente produtos alimentares com personagens vinculados na embalagem e itens de beleza. Segundo Marici, existem outras categorias que ganham força com produtos licenciados como confecção, papelaria e brinquedos. ?Produtos licenciados são um bom negócio e causam um impacto emocional nos consumidores e esse sentimento representa o principal alvo do setor?, analisa a presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens.

Para ela, os produtos licenciados pertencem a um nicho que permite que os fãs comprem diversos itens com a marca de seus heróis e celebridades favoritos, mas, os supermercados precisam estar preparados para colocar produtos licenciados nas suas prateleiras. ?Organização inteligente e eficiente dos setores, uma boa exibição na prateleira do supermercado,  propaganda e estratégias de divulgação?, ensina Marici Ferreira.

Assim como o aumento das marcas próprias dentro das grandes redes de supermercados do Brasil, a presidente da ABRAL aponta para o mesmo cenário em relação aos produtos licenciados. ?Uma coisa é certa e pode ser constatada em uma visita a qualquer supermercado: cresce, ano a ano, o número de produtos licenciados nessas lojas?, completa.

Deixe seu comentário