
Por Redação
4 de março de 2022Como aumentar a segurança contra ciberameaças?
Relatório da Apura Cyber Intelligence mostra que redes de varejo estão entre os dez setores mais atacados por esse crime
As empresas de varejo, concentram em seus bancos de dados, informações cadastrais sigilosas de milhões de brasileiros todos os dias. Isso faz com que elas sejam almejadas constantemente para ataques de criminosos cibernéticos.
Segundo relatório publicado pela Apura Cyber Intelligence, provedora de serviços especializados em segurança da informação e defesa cibernética, o varejo esteve entre as dez áreas com mais ataques cibernéticos no Brasil, ocupando a sexta colocação, com 6,5% dos ataques registrados, empatando, por exemplo, com setores como tecnologia e prestação de serviços. Mas, como aumentar a segurança online em uma empresa de varejo?
Os varejistas devem investir em algumas frentes, como monitoramento de ameaças, sistemas de proteção e treinamento de colaboradores. Todos os funcionários que tenham acesso à rede devem receber diretrizes e treinamentos para que não deixem a rede vulnerável. Mesmo atitudes simples, como não clicar em links estranhos, podem ser procedimentos que diminuem a chance de ataques.
Outro fator importante é manter sempre a rede protegida e monitorada. ?Grandes empresas de varejo têm dois grandes problemas que as tornam acessíveis a cibercriminosos: muitos funcionários com acesso aos dados e, às vezes, falta de procedimentos de segurança?, explica Sandro Süffert, CEO da Apura.
LGPD
Entrou em vigor no ano de 2021 a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa ser um marco regulatório na proteção de dados na internet e exige que empresas sigam uma série de protocolos em prol da proteção e sigilo de dados de seus clientes.
Notícias Relacionadas

Como os supermercados devem se preparar para oferecer a jornada Phygital
Leia mais
Retail Media 2025: lições essenciais para se destacar em um mercado bilionário
Leia mais
Como a IA pode ajudar empresas do varejo a personalizar a experiência...
Leia mais
Entenda como os supermercados podem incluir o ChatGPT nas suas operações
Leia mais
Aumento das vendas físicas torna experiência omnichannel ainda mais estratégica para o...
Leia mais
Brasileiros estão preparados para consumir em supermercados inteligentes, segundo especialista
Leia mais
Conheça 3 fatores que transmitem segurança para quem faz compras online
Leia mais
COOP implementa novo sistema de gestão empresarial para atender estrutura organizacional
Leia mais
Robôs agilizam atendimento de supermercados e oferecem mais um canal de vendas...
Leia mais
Supermercados apostam em tecnologia contactless e mobile para pagamentos até 2025
Leia mais
M. Dias Branco utiliza o Metaverso para treinar equipe de vendas
Leia mais
Biometria facial para pagamentos fideliza clientes no St. Marche
Leia mais
APAS lança marketplace de produtos e serviços para o supermercadista
Leia mais
Inteligência artificial na transformação da experiência do cliente
Leia mais