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Tecnologia
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Por Vitor Garcia
14 de fevereiro de 2023

Consumidores cariocas já podem fazer compras no supermercado usando carrinhos inteligentes

Nextop cria ferramenta para Rede Economia e executivo acredita que maior controle dos gastos pode aumentar vendas

O varejo brasileiro é um dos setores que mais investem em tecnologia no país, assim como o mercado de serviços. Segundo pesquisa feita pela Cortex, empresa de inteligência de vendas B2B na América Latina, esse investimento é direcionado para o crescimento do negócio. O setor é líder em adoção de tecnologia, totalizando 1,1 milhão de empresas no Brasil, com destaque para ferramentas de automação, inteligência artificial, segurança, entre outros.

O mercado carioca começa a dar seus passos e mostrar que quer inovar juntos a outros players. O Rio de Janeiro já passa a oferecer ao consumidor uma das soluções mais esperadas em relação à experiência de compra: o carrinho inteligente. 

Lançado pela Nextop, a ferramenta traz mais autonomia para os clientes da Rede Economia Superpax a partir de uma tela touch screen e leitor de código de barras, além de cinco câmeras e balança móvel que registra tudo o que for colocado ou retirado de dentro do carrinho. Cada item inserido no carrinho é somado pela ferramenta em tempo real e o pagamento das compras é feito no próprio carrinho, sem filas.

De acordo com Juliano Camargo, CEO da Nextop, os carrinhos inteligentes podem melhorar as vendas de uma loja já que o cliente tem maior controle sobre a compra e pode chegar ao limite de gastos acompanhando o valor total pela tela do carrinho. ?Validamos o aumento do ticket médio em 330% em relação ao self-checkout e 30% com relação aos caixas tradicionais. A nova forma de comprar com ajuda da tecnologia, sem filas, sem atritos e sem passar pelo caixa, é muito divertida?, diz.

Tecnologias, experiências e desafios

Para o executivo, a cultura do consumidor está mudando e, cada vez mais, ele quer experimentar. ?Quem oferecer novas tecnologias e experiências terá novos consumidores e mais engajamento. Hoje, o consumidor não quer fazer compras do mesmo modo que se fazia a 50 anos atrás. Ele quer agilidade, praticidade, sem filas e mais interação?, afirma o CEO da Nextop. 

Entre os desafios que a empresa teve para desenvolver o projeto do carrinho inteligente, Camargo destaca a tripla validação, que inclui: leitura do código de barras, câmeras para reconhecimento dos produtos e a balança móvel. ?Construímos o carrinho inteligente que utiliza a tripla validação, com maior poder de segurança?, completa o CEO da Nextop, Juliano Camargo.

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