Por Redação
29 de julho de 2024COOP implementa novo sistema de gestão empresarial para atender estrutura organizacional
A mudança que tem como objetivo suportar a capacidade de crescimento da rede
No início deste mês de julho, a rede de supermercados Coop, finalizou um projeto de migração do sistema de gestão empresarial, uma mudança que tem como objetivo suportar a capacidade de crescimento da rede e atender à sua nova estrutura organizacional.
O projeto de arquitetura de sistemas, batizado de “I9Coop”, teve início em 2020 e foi realizado por ondas a fim de envolver todas as operações e gestão das lojas de varejo alimentar e drogarias. A última etapa foi o Centro de Distribuição (CD), que recebe, armazena e distribui 80% do abastecimento dos supermercados e drogarias.
“A virada da chave não causou impacto à operação e agora, todas as nossas unidades de negócios, a retaguarda operacional e a área administrativa estão integralizadas à plataforma SAP S/4 HANA EWM, que garante, entre tantos benefícios, melhor eficiência operacional - um dos três eixos do planejamento estratégico -, além de dar suporte ao ritmo de expansão com eficiência e confiabilidade”, explica o CEO e diretor-geral, Pedro Mattos.
Em 2021, o projeto realizou a implementação do sistema SAP para as áreas administrativas e, no ano seguinte, a segunda etapa de implementação, chamada de Retail, foi estendida para os processos com artigos e produtos de revenda. A sua finalização aconteceu no Centro de Distribuição.
“A nova ferramenta também facilita o fluxo de informações em diferentes níveis, oferece indicadores de performance e auxilia na gestão com redução de tempo e de custos gastos no processo – itens importantes para continuarmos competitivos no mercado e com um crescimento perene e sustentável de nossa rede”, completa Pedro Mattos.
Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 34 unidades de varejo alimentar, sendo 26 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 70 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.