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Tecnologia
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Por Redação
6 de agosto de 2024

E-commerce vive momento de ascensão e supermercados têm automação como aliada

Especialistas destacam o papel da tecnologia na superação de desafios e na melhoria da experiência do consumidor no ambiente online

O e-commerce brasileiro vive um grande momento e continua se consolidando como um importante impulsionador da economia do país, com um crescimento de 50% no faturamento em comparação com os níveis obtidos na pré-pandemia, segundo a pesquisa Panorama do E-commerce no Brasil. As expectativas seguem positivas para 2024 com projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) para um faturamento de R$ 205,11 bilhões até o final do ano.

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No entanto, como em diversos segmentos, há aqueles players que nadam "a largas braçadas" e os que enfrentam diferentes dificuldades. As lojas online de pequeno e médio portes, por exemplo, encaram o desafio de potencializar suas vendas e alcançar faturamentos mais altos. Para Felipe Rodrigues, especialista em e-commerce e fundador e CEO do ENVIOU, plataforma especializada em ferramentas e soluções para automação do marketing para e-commerce, os desafios enfrentados pelo setor podem ser vencidos com automação e melhor relacionamento com clientes.

Rodrigues entende que todo segmento e todas as empresas enfrentam desafios e obstáculos para vender no ambiente online, mas o que diferencia cada um é a capacidade de encontrar soluções, vencer barreiras e transpor as dificuldades. “Não é diferente com os players que atuam no e-commerce. São diversos os desafios enfrentados e, muitas vezes, ao encontrar solução para uma questão que gera dor de cabeça hoje, já é necessário começar a buscar alternativas para resolver outro ponto da operação”, explica.

Automação como aliada dos supermercados

De acordo com o especialista, a automação de processos pode ser decisiva para estabelecer uma relação mais próxima entre os supermercados e seus clientes. “Um desafio comum a quase 100% das lojas online na atualidade, tem relação com o fato dos clientes abandonarem a navegação em curso antes mesmo de selecionar algum produto para a compra. Os fatores que podem levar a essa desistência, assim como no caso dos consumidores que chegam a formar seus carrinhos, mas não concluem as compras, podem ser os mais diversos”, detalha.

Para Rodrigues, ferramentas que automatizam o processo de identificação do abandono de carrinho, seguidas por uma ação de contato, podem ser extremamente benéficas. “Quando essas ferramentas são parametrizadas de maneira estratégica, ainda podem ser assertivas na hora de estreitar relações com esses clientes. Isso significa que agregar a esse momento uma mensagem aproximadora com um benefício real ao cliente pode fazer a diferença em relação ao tipo de experiência vivida com a marca, o que no final das contas trará a definição quanto às chances de fidelização ou não do consumidor”, afirma.

Patrícia Daré Artoni, professora da FIA Business School, enfatiza os fatores mais importantes que a automação traz para o e-commerce dos supermercados, moldando a forma como operam e interagem com seus clientes. “A automação está revolucionando o e-commerce dos supermercados, garantindo um serviço de alta qualidade e uma experiência de compra superior, trazendo eficiência, personalização e inovação”, diz Artoni.

Evitando rupturas e excessos

Segundo a professora, a automação permite a execução rápida e precisa de tarefas como a gestão de estoques e o atendimento ao cliente. “Com sistemas automatizados, os supermercados conseguem evitar rupturas e excessos, garantindo a disponibilidade dos produtos mais procurados pelos consumidores. Chatbots e assistentes virtuais desempenham um papel importante, estando disponíveis 24/7 para resolver dúvidas e problemas dos clientes, aprimorando a experiência do usuário. A automação facilita a tomada de decisões e a gestão de dados, ajudando a coletar, analisar e interpretar grandes volumes de dados de clientes e operações”, avalia Artoni.

De acordo com a docente da FIA Business School, as expectativas de novidades sobre automação são promissoras para os supermercados no curto prazo, principalmente para chatbots e assistentes virtuais mais sofisticados, capazes de lidar com consultas complexas e personalizadas. “Os processos de pagamento tendem a ter sistemas mais rápidos e seguros, com tecnologias como reconhecimento facial e biometria. No médio prazo, a análise preditiva com Inteligência Artificial para prever demandas futuras, otimizar estoques e planejar campanhas de marketing mais eficazes. Também veremos mais supermercados autônomos, com lojas completamente automatizadas onde os clientes podem entrar, pegar produtos e sair, com o pagamento sendo processado automaticamente”, prevê Artoni.

Patrícia também destaca que, no longo prazo, a entrega por drones e veículos autônomos também se tornará comum, proporcionando entregas rápidas e eficientes. “A integração total da Internet das Coisas (IoT) permitirá que sistemas interconectados monitorem e gerenciem todos os aspectos da operação do supermercado, desde o estoque até a logística e atendimento ao cliente. Nas lojas, robôs de atendimento poderão ajudar os clientes a encontrar produtos, responder perguntas e até mesmo realizar demonstrações de produtos, proporcionando um nível adicional de serviço ao cliente”, conclui Artoni.

Confira as 6 dicas de automação para você aplicar no e-commerce do seu supermercado:

  1. Automatize processos para aumentar a eficiência operacional.
  2. Utilize algoritmos para oferecer recomendações personalizadas aos clientes.
  3. Implemente chatbots e assistentes virtuais para aprimorar o atendimento ao cliente.
  4. Invista em tecnologias de pagamento seguras e rápidas.
  5. Explore a análise preditiva para otimizar estoques e campanhas de marketing.
  6. Adote a personalização avançada para melhorar a experiência de compra.

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