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Tecnologia
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Por Vitor Garcia
14 de julho de 2022

Magalu facilita entrada de supermercados brasileiros no varejo digital

Plataforma da VipCommerce oferece integração com diferentes sistemas de ERP, CRM, cashback, fidelidade e outros

A pandemia resultou em uma migração acelerada e em massa de empresas para o ambiente digital e, nesse cenário, precisaram investir alto para atender a demanda crescente pelas compras online. Hoje, porém, trilhar esse caminho ficou mais fácil devido a uma solução criada pela empresa VipCommerce, plataforma de e-commerce white label comprada pela Magalu, com o objetivo de organizar a digitalização completa dos supermercados.

Desde 2021, quando adquiriu a VipCommerce, a varejista oferece uma espécie de atalho para os supermercados criarem suas próprias lojas digitais. Hoje, mais de 40% dos produtos vendidos no superapp são desta categoria, incluindo perecíveis, mas a atuação da Magalu segue o mesmo direcionamento, agora com um braço para o setor de supermercados.

Trata-se de uma solução white label, ou seja, que permite que os supermercadistas usem suas marcas e criem lojas digitais em forma de aplicativo e site que, além de vendas, ainda incluem integração e controle de gestão de todos os pedidos online. Vale lembrar que a ferramenta ainda conta com sistema de logística. ?É uma solução pronta para que o varejista mantenha o relacionamento da sua marca com o cliente. Hoje o consumidor não olha para lojas físicas ou digitais, ele olha para a marca?, explica Leandro Castanheira, COO da VipCommerce.

De acordo com ele, um dos principais beneficiados por essa ferramenta são os varejistas de menor porte, as pequenas e médias empresas. ?Uma empresa menor, com menos recursos para investir em uma plataforma pode usar a solução que conta com tecnologia de ponta. Conseguimos atender todos os tamanhos, mas a solução é mais indicada para quem não pode investir alto?, afirma o executivo.

Foco em melhorias na logística

Certamente, um dos pontos mais importantes para as vendas online no varejo alimentar é a logística e, nesse aspecto, Castanheira aponta para o funcionamento do serviço para os supermercados. ?O varejo alimentar foi um dos últimos a ser digitalizado por se tratar da compra de itens fracionados, com diferentes pesos, temperatura, prazos de validade, etc. A logística começa já na separação de produtos para evitar erros?, conta Leandro.

Para o COO, é possível aproveitar a expertise dos supermercados que já fazem entregas, com rotas definidas e isso precisa ser aproveitado. Mas, a expertise e a tecnologia do App Omni consegue entregar com mais qualidade e menos risco de erros. Para que a tecnologia possa melhorar diferentes processos nos supermercados, a VipCommerce transmite todo o conhecimento sobre a ferramenta e todo o processo de digitalização, não apenas nas vendas, como também no relacionamento com o cliente.

De acordo com Leandro, o aplicativo omnichannel vai além da digitalização e das vendas online. ?Ele entrega proximidade porque nada está mais perto do cliente do que o seu smartphone. Trazer fluidez entre online e físico usando a integração com programas de CRM, cashback, etc. a proposta é entregar ao varejista um canal integrando com diferentes sistemas?, completa O COO da Vipcommerce, Leandro Castanheira.

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