Por Vitor Garcia
10 de maio de 2022Monitoramento de dados: Zabbix mostra importância da ferramenta ao varejo
Software pode melhorar espaço da loja, fluxo de vendas e distribuição de mercadorias
Nos dias de hoje, a segurança e a correção de falhas em sistemas de dados podem ser fatores cruciais no sucesso de um negócio. Atualmente, as empresas já estão mais conscientes da necessidade de monitoramento de dados, mas as organizações ainda têm dificuldade em extrair e tratar adequadamente as suas informações. É o que aponta Luciano Alves, presidente da Zabbix para a América Latina.
Responsável pelo escritório Zabbix Brasil, ele foi um dos primeiros instrutores oficiais certificados da Zabbix SAI e já capacitou milhares de profissionais na região da América Latina. Há quase 30 anos, concentra esforços em apoiar a infraestrutura de ICT, usando sua experiência em direcionar e monitorar plataformas.
O Zabbix, software gratuito e de código aberto desenvolvido pela multinacional Zabbix, tem mostrado amplos benefícios na vigilância e na mitigação de riscos em sistemas de TI de última geração. A ferramenta, que já está em sua versão 6.0, é utilizada com sucesso em indústrias distintas como finanças, saúde, energia, telecomunicações, broadcast, governo, varejo e até na prevenção de desastres.
Na categoria de supermercados, Luciano aponta que a ferramenta pode ser aplicada com vários pontos de monitoramento: o espaço da loja, o fluxo de vendas, o PDV, o centro de distribuição e a interação da loja com o cliente no processo de venda.
Detalhamos a seguir algumas dessas aplicações:
Espaço da Loja - Um case de especial interesse dos supermercados é o do monitoramento de diferentes serviços de funcionamento das lojas. Há, por exemplo, equipamentos de segurança, como câmeras, de acesso às portas, de controle de temperatura ambiente, balanças, leitores de preço nos corredores, iluminação, nível de ruído e muitos outros. Todos esses são parâmetros que podem ser monitorados pelo Zabbix. É possível, por exemplo, utilizar o software para acompanhar, a partir de sensores de terceiros, a temperatura de frigoríficos, garantindo o equilíbrio e a preservação dos alimentos.
Fluxo de Vendas - O monitoramento das transações dentro do PDV é um dos benefícios do Zabbix. Informações sobre as formas de pagamento mais utilizadas, como cartão ou em espécie, a variação de taxas, os códigos de erro de transações ? se a transação é negada por senha ou por saldo - pelas operadoras: são dados que, no tempo, revelam padrões úteis para tomadas de decisões. É possível monitorar inclusive se alguma operadora específica tem suas transações negadas por mais vezes, afetando a experiência do cliente. Com base nas informações coletadas é possível prever falhas e garantir que o serviço não pare. Outro exemplo é com os pontos de checagem de preços ou códigos de barras. Ao conectar esses códigos ao Zabbix, pode-se identificar quando algum deles apresenta falhas. Assim, ao invés de esperar que um cliente reclame, a equipe técnica consegue repará-lo de forma proativa.
Distribuição de mercadorias - O Zabbix monitora tudo o que ocorre no centro de distribuição, como as notas fiscais eletrônicas, por exemplo, cuja emissão autoriza a distribuição das mercadorias para as lojas. O software pode acompanhar todo o processo de emissão das notas, contribuindo com o fluxo e a agilidade da operação.
Métricas relevantes para o negócio - Por exemplo, a partir do monitoramento de uma base de dados, o Zabbix gera relatórios de periodicidade variável (diários, semanais, mensais, trimestrais etc.). Os relatórios permitem acompanhar inúmeros parâmetros que auxiliam na tomada de decisões eficientes que impactam no bom andamento do negócio. Eles oferecem informações concretas sobre as necessidades de abastecimento de acordo com a sazonalidade, a demanda, o perfil dos clientes e da loja, a sua localização e os produtos oferecidos. A partir da empresa matriz, pode-se acompanhar metas de vendas por região ou por loja. Em um painel único, o gestor verifica os problemas e busca as soluções mais adequadas.
?Antes de adquirir a ferramenta, a organização precisa saber quais dados e quais informações são importantes para a tomada de decisões racionais, analíticas e baseadas em dados sobre o negócio?, conclui Luciano.