Por Vitor Garcia
3 de maio de 2023Rede Dalben aprimora experiência do cliente com ajuda da Inteligência Artificial
Para a diretora da rede, IA será cada vez mais explorada para personalizar e melhorar a jornada dos clientes
Quanto mais personalizada a experiência de compra do cliente, maior o valor da compra. É o que mostra uma pesquisa da McKinsey, com detalhe para a experiência de compra altamente personalizada que gera 110% mais chances de adquirir outros itens na lista. Além disso, o estudo revela que esse tipo de experiência aumenta em 40% as chances de uma pessoa gastar mais do que planejava.
LEIA TAMBÉM
Mulheres empreendedoras e líderes
Como o marketing pode contribuir com o sucesso de uma rede varejista
Olhando para o mercado de varejo, a Inteligência Artificial é a tecnologia que melhor representa a personalização de toda a jornada de compras em uma loja, seja virtual ou física. Por exemplo, os algoritmos disponíveis no ambiente digital são capazes de identificar o comportamento de cada pessoa e entregar diferentes tipos de ofertas relevantes. É o que faz a rede Supermercados Dalben desde 2018, quando iniciou sua operação de e-commerce e a implantação do CRM para seus clientes.
De acordo com Fernanda Dalben, diretora de marketing da empresa, a partir desta época a companhia começou a trabalhar com algoritmos e entender o comportamento do consumidor para, assim, oferecer ofertas personalizadas. ?Hoje oferecemos eventos e experiências para os clientes nas lojas, de acordo com o comportamento de compra deles. Temos aula-show, workshops, feiras de drinks, sempre em parceria com a indústria?, diz.
Design inteligente e criatividade humana
Segundo a diretora da rede, a Inteligência Artificial é uma ferramenta que será cada vez mais explorada para que as ofertas e toda a comunicação com os clientes seja direcionada. ?Recentemente, um espaço na loja mostrava um painel com uma arte da Ambev criada por Inteligência Artificial. Trouxemos a IA para o design, e este é um exemplo de como estamos usando a ferramenta atualmente?, conta Fernanda.
Apesar de toda a contribuição que a ferramenta oferece, a executiva acredita que a IA aparece como solução principalmente em relação à parte operacional da empresa. ?Ainda precisamos da criatividade das pessoas, de ações em conjunto. A Inteligência Artificial vai ajudar a executar?, completa Fernanda Dalben.